Dados do Trabalho


Título

ANALISE DOS FATORES CLINICOS PRE-OPERATORIOS ASSOCIADOS COM O CLEARANCE DE CREATININA NA ADMISSAO DE PACIENTES COM INFARTO AGUDO DO MIOCARDIO SUBMETIDOS A CIRURGIA CARDIACA DE URGENCIA

Fundamentação teórica/Introdução

A avaliação pré-operatória dos pacientes com infarto agudo do miocárdio (IAM) submetidos à cirurgia cardíaca desempenha um papel fundamental na identificação de fatores de risco e na tomada de decisões clínicas. O clearance de creatinina é um importante indicador de saúde e pode influenciar o prognóstico e o manejo perioperatório.

Objetivos

Analisar os fatores pré-operatórios relacionados ao clearance de creatinina em pacientes com IAM na admissão hospitalar submetidos à cirurgia cardíaca de urgência, visando identificar possíveis associações e preditores desse parâmetro.

Delineamento e Métodos

Foi realizada uma coorte retrospectiva com 880 pacientes adultos admitidos com IAM com supradesnível do segmento ST e IAM sem supradesnível do segmento ST submetidos à cirurgia cardíaca de urgência entre 2014 a 2021 em um único hospital. Os dados foram coletados dos prontuários médicos, e uma análise de regressão linear foi empregada para identificar as possíveis variáveis relacionadas ao clearance de creatinina (Cockroft & Gault). As variáveis consideradas no modelo foram idade, sexo, Índice de Massa Corporal (IMC), tabagismo, sintomas ativos na admissão, insuficiência cardíaca congestiva, IAM prévio e hipertensão arterial sistêmica (HAS). Foram realizados testes de colinearidade e exclusão de outliers para assegurar a robustez dos resultados.

Resultados

Na amostra de 880 pacientes, a idade média foi de 61,36 anos, sendo 607 pacientes do sexo masculino. O valor médio do clearance de creatinina foi de 72,23 ml/min. Verificou-se que o acréscimo de um ano na idade resultou em uma diminuição de 1,049 ml/min do clearance de creatinina (p<0,001, B= -0,049, IC 95% -1,414:-1,124). Pacientes do sexo feminino apresentaram uma redução de 1,153 ml/min quando comparado ao sexo masculino (p<0,001, B= -0,153, IC 95% -12,377:-5,738). O aumento de uma unidade no IMC aumenta o clearance de creatinina em 1,336 ml/min (p<0,001; B=0,336, IC 95% 1,677:2,346). Pacientes com insuficiência cardíaca, quando comparados a pacientes sem insuficiência cardíaca, apresentaram uma redução de 1,068 unidade do clearance de creatinina (p=0,018, B= -0,068, IC 95% -6,781:-0,641).

Conclusões/Considerações Finais

Este estudo evidenciou que a idade, o sexo, o IMC e a presença de insuficiência cardíaca são fatores pré-operatórios que influenciam o clearance de creatinina dos pacientes da amostra analisada.

Palavras Chave

Clearance de creatinina; Infarto agudo do miocárdio, Fatores clínicos.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) - Rio Grande do Sul - Brasil, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

DOUGLAS GABRIEL KUYAVA, CAMILA SALES FAGUNDES, RAFAEL FORTES LOCATELI, MATEUS DINIZ MARQUES, PAMELA KUYAVA