Dados do Trabalho


Título

SINDROME ICTERICA COMO APRESENTAÇAO DE LEUCEMIA LINFOBLASTICA AGUDA: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA) é uma neoplasia hematológica, com apresentações inespecíficas, entretanto, não sendo comum apresentar - se como icterícia de padrão obstrutivo.

Objetivos

Descrever um relato de caso de uma apresentação atípica de LLA.

Delineamento e Métodos

Relato de caso ocorrido nas enfermarias do programa de residência de clínica médica.

Resultados

Paciente CRL, sexo masculino, 37 anos, admitido com queixa de dor abdominal, inapetência, fraqueza, icterícia e colúria, além de petéquias em braços e abdome, de cerca de 5 dias de evolução. Ao exame físico apresentava hepatoesplenomegalia, sem outras alterações evidentes. Em investigação inicial, evidenciou - se bicitopenia, com anemia (hemoglobina 11,5) e plaquetopenia (19.000), além de icterícia obstrutiva (bilirrubina total 5,1 fração Direta 3,5 fosfatase alcalina 326, gama glutamil transferase 471). Investigado para obstrução de vias biliares, através de ultrassonografia (USG) + tomografia computadorizada (TC) + colangiorresonância de abdome e pelve, além de rastreio infeccioso (HIV, Hepatites, CMV, EBV, Dengue e Leptospirose), sendo todos exames de imagens e sorologias negativos.
Solicitado parecer à hematologia, que evidenciou em hematoscopia de sangue periférico intensa leucopenia e trombocitopenia, não sendo possível avaliar leucócitos. Progrediu - se para biópsia de medula óssea (MO), com aspirado seco, e “Imprinting” do fragmento de MO demonstrando material hipocelular porém com certa monotonia celular, com mais de 70% de células mononucleares, cromatina frouxa e esboço de nucléolo, sugestivo de linfoblastos.
Enviado material para anatomia patológica, constatando infiltração difusa da medula óssea por blastos e imunohistoquímica com positividade para PAX - 5 e negativo para CD 3 e CD 117, confirmando o diagnóstico de leucemia linfoblástica aguda B.
Após diagnóstico, paciente foi estabilizado e transferido para hospital terciário com serviço de oncohematologia, para seguimento do caso.

Conclusões/Considerações Finais

O trabalho em questão descreve um adulto jovem que iniciou quadro de LLA com uma síndrome colestática sendo uma apresentação inicial não usual desta doença. Dessa forma, diante investigação de síndrome ictérica de padrão obstrutivo em adulto, a qual os métodos mais usuais para as etiologias mais prevalentes não foram conclusivos, considerar LLA nos diagnósticos diferenciais pode ser um fator decisivo para chegar ao diagnóstico correto.

Palavras Chave

Icterícia, Leucemia Linfoblastica Aguda

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Municipal Dr Moacyr Rodrigues do Carmo - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

EDUARDO FUKAMACHI KIFER RIBEIRO, BRUNA CRONER BARREIRA, ANDREZA ROZENDO DE SOUZA, MARCELA KELLY DO NASCIMENTO DESTRO