Dados do Trabalho


Título

AMILOIDOSE AL DE ACOMETIMENTO RENAL COMO ACHADO INCIDENTAL EM INVESTIGAÇAO DE HIPERTENSAO RESISTENTE

Fundamentação teórica/Introdução

Introdução: Amiloidose de cadeia leve da imunoglobulina (AL) trata-se de uma doença rara em decorrência do depósito de proteínas monoclonais de cadeia leve, com predomínio no sexo masculino e em idosos. Tal patologia apresenta quadro clínico variável e inespecífico, o que comumente gera um diagnóstico tardio e prognóstico reservado.

Objetivos

Objetivos: Relatar um caso de amiloidose AL de acometimento renal como achado incidental em investigação de hipertensão resistente.

Delineamento e Métodos

Delineamento e métodos: Trata-se de um relato de caso, com análise de prontuário médico e revisão integrativa da literatura em artigos indexados pela base de dados MEDLINE, SciELO e LILAC.

Resultados

Relato de caso: Paciente, 53 anos, feminina, diabética e hipertensa, admitida em serviço de terapia intensiva devido a quadro de anasarca. Realizou ecocardiograma transtorácica que evidenciava presença de miocárdio espessado de distribuição difusa sugestiva de doença de depósito. Após a otimização clínica, foi encaminhada à enfermaria de clínica médica, onde apresentou picos pressóricos importantes, embora em anti-hipertensivos otimizados, sendo então iniciada investigação de hipertensão resistente. Observou-se microalbuminúria alterada (4416,09 mg/g creatinina), proteinúria de 24 horas de 3,34 g, imunoeletroforese de proteína urinária com presença de banda monoclonal lambda sem correspondência com cadeia pesada igA, igG e igM e eletroforese de proteínas com proteínas totais 5,9; albumina 2,94; alfa 2 globulina 1,08; beta 1 globulina 0,33. Além disso, apresentou ultrassonografia de via urinária com doppler de artéria renal, onde observou-se presença de moderada hidroureteronefrose à direita, sem lesão ou cálculo detectável, sendo posteriormente realizada tomografia de abdomen total sem contraste para maior esclarecimento, que apresentou achado semelhante e sem fator obstrutivo definitivo. Diante disso, foi aventada a hipótese de amiloidose renal, sendo então realizada biópsia de coxim gorduroso com coloração vermelho congo, apresentando-se positiva, e consequentemente confirmando hipótese de amiloidose AL com acometimento renal.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusão: Amiloidose AL é uma doença com manifestações clínicas comumente inespecíficas, que por sua vez, com frequência leva a um diagnóstico tardio e prognóstico sombrio. Diante disso, é importante o conhecimento e reconhecimento de tal patologia de modo a viabilizar um diagnóstico e tratamento precoce e com impacto na sobrevida em decorrência disso.

Palavras Chave

Descritores: Amiloidose, edema, hipertensão

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

HOSPITAL SANTO AMARO - SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DO RECIFE - Pernambuco - Brasil

Autores

NICOLE LIRA MELO FERREIRA, THAYNA ALMEIDA BATISTA, FLORA DE SOUZA BRANDÃOS DOS REIS, GABRIELLE CHRISTINE ROCHA SOUZA, EMILIO HENRIQUE MELO DE LIMA