Dados do Trabalho


Título

MASTOCITOSE SISTEMICA: QUANDO PENSAR

Fundamentação teórica/Introdução

A mastocitose, ou distúrbio de ativação de mastócitos, é um quadro caracterizado por um número aumentado de mastócitos no trato gastrointestinal (TGI), pele, medula óssea, baço, fígado e linfonodos. Os mastócitos desempenham um papel central nos processos inflamatórios e em reações graves, como a anafilaxia. Há duas formas comuns de mastocitose: a sistêmica e a cutânea. A forma sistêmica é uma forma severa do distúrbio que apresenta intensa liberação de mediadores celulares vasoativos em função da atividade excessiva dos mastócitos, o que pode resultar em diversos sintomas como prurido, coceira, rubor, diarreia e anafilaxia.

Objetivos

Relatar caso de paciente que apresentou quadro de mastocitose sistêmica no município de Tubarão, Santa Catarina.

Delineamento e Métodos

Foi realizado um estudo transversal, descritivo, do tipo Relato de Caso, obtido através de prontuário eletrônico.

Resultados

PVCS, masculino, 32 anos, natural e procedente de Tubarão-SC, sem comorbidades ou internações anteriores.
Paciente vem encaminhado pelo alergologista para investigação de uma Mastocitose Sistêmica. Relata ser trabalhador rural e após picada de formigas teve um episódio de edema em face, tonturas, taquicardia e confusão mental. Melhorando do quadro inicial, não deu importância, porém, em segundo episódio fez uma anafilaxia grave e teve perda de consciência sendo encaminhado para investigação. Refere mesmos episódios de edema ao ingerir alcoól e ao fazer exercícios. Exame físico normal.
Ht 47,2%, Hemoglobina 16 mg/dl, Leucócitos 5.300 mm³, Reticulócitos 1,83%, Creatinina 1,24 mg/dl, Ureia 37 mg/dl, Ácido úrico 5,7 mg/dl, TGO 26 U/l, TGP 25 U/l, Gama GT 26 U/l, HDL 155 mg/dl, TSH 5,44 um/l, T4 livre 1,04 ng/dl, Sorologias para Hepatite B, HIV, Hepatite C e VDRL negativas, Eletroforese de proteínas normal, Beta-2- microglobulina 2 ng/ml, IgE especifica (Formicidae sp.- 0,10 UI/ml), Triptase Sérica 12,6 mg/dl.
Com estes resultados foi solicitado mielograma com imunofenotipagem para verificar doença medular. Mielograma foi normal, descartando malignidades de medula óssea e o diagnóstico de Mastocitose Sistêmica foi firmado.

Conclusões/Considerações Finais

Trata-se de um relato de caso sobre Mastocitose Sistêmica em paciente com edema em face, tonturas, taquicardia e confusão mental em primeira apresentação clínica e quadro anafilático com perda de consciência após novo contato com fator desencadeante. Espera-se que tal estudo contribua para a disponibilização de dados para o meio científico, atentando profissionais do meio médico.

Palavras Chave

Mastocitose; analfilaxia; trabalhador rural

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

UNISUL - Santa Catarina - Brasil

Autores

SOFIA DE ALMEIDA QUEIROZ, MARIA ZELIA BALDESSAR, ANA CLARA DA SILVA, CAMILLA AKEMI AKABANE, MARIA LAURA GAVA