Dados do Trabalho


Título

SINDROME DE SJOGREN ASSOCIADO A GLOMERULOPATIA MEMBRANOPROLIFERATIVA: RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A síndrome de Sjögren (SS) é uma doença autoimune crônica com infiltração linfocítica das glândulas exócrinas, principalmente das glândulas salivares e lacrimais. Pacientes podem ter doença extraglandular, sendo que 5% têm envolvimento renal. A doença renal na SS é um desafio diagnóstico, devido aos sintomas clínicos frequentemente insidiosos. A biópsia renal percutânea é indicada para o diagnóstico e orientação do tratamento. A glomerulonefrite membranoproliferativa (GNMP) é a lesão glomerular mais frequentemente relatada quando há acometimento renal, apresentando, histologicamente, proliferação mesangial, expansão da matriz e interposição entre endotélio e membrana basal glomerular. A terapêutica da GNMP é direcionada ao padrão histológico e requer a combinação de agentes imunossupressores, afetando a qualidade de vida do paciente.

Objetivos

Relatar um caso de SS associado a glomerulopatia membranoproliferativa.

Delineamento e Métodos

Relato de caso

Resultados

Paciente feminina, 65 anos, deu entrada no hospital no dia 17/05/2023 por quadro de diarréia associado a edema, xerostomia, dor abdominal com disfagia para sólidos e líquidos, negava doenças de base. Apresentou exames laboratoriais de proteinúria 6g/dia, creatinina 2,5mg/dl, albumina 2,7 g/dL, exames de imagem demonstrando rins normais e sorologias negativas, iniciou uso de furosemida. Apresentou síndrome gripal o que postergou a realização de pulsoterapia e da biópsia renal tendo piora da função renal com aumento da creatinina para 3,17 mg/dl. Após melhora do quadro realizou pulsoterapia com corticoide. Para investigação secundária realizou estudo anatomopatológico (AP) do rim direito que mostrou glomerulonefrite difusa com exsudato neutrofílico abundante, esclerose glomerular global e focal e fibrose intersticial e o estudo imunofluorescente foi positivo para IgG, IgM e C3, policlonal. Por apresentar piora da função renal após AP foi transferida para pulsoterapia com ciclofosfamida. Tendo em vista o quadro clínico e o resultado dos exames complementares, firmou-se o diagnóstico de GNMP associada à SS.

Conclusões/Considerações Finais

A SS é uma doença crônica com sintomatologia variada, sendo os mais comuns xeroftalmia, xerostomia, sintomas cutâneos, articulares e pulmonares. Essas particularidades dificultam o diagnóstico precoce e o tratamento, visto que não há cura, apenas alívio dos sintomas. A apresentação clínica com GNMP é rara no diagnóstico inicial da síndrome, contribuindo assim, para a literatura.

Palavras Chave

sindrome de sjogren, xerostomia, glomerulonefrite membranoplroliferativa

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

GABRIELA DAL PIVA, JULIA CASANOVA VINHAGA, GLAUCO ARAUJO DE OLIVEIRA, FLAVIA TURMENA BAGGIO, MIRIAM DE SOUZA FARIA DE AZEVEDO