Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: SINDROME DE EMBOLIA GORDUROSA POS-TRAUMATICA

Fundamentação teórica/Introdução

A síndrome de embolia gordurosa (SEG) é uma síndrome rara, potencialmente grave, podendo evoluir com falência respiratória, déficit neurocognitivo e óbito. Ela está associada com fraturas de ossos longos, com frequência de 1 a 30% dos traumas ortopédicos.

Objetivos

Apresentar um caso de síndrome de embolia gordurosa em uma paciente jovem, visando o reconhecimento dos sinais característicos, diagnóstico correto para manejo adequado e redução da morbimortalidade associada.

Delineamento e Métodos

Relato de caso, com consulta em prontuário eletrônico.

Resultados

Paciente do feminina 20 anos, previamente hígida, internada devido a fratura exposta de tíbia e fíbula esquerdas após acidente moto-carro. Foi submetida à fixação externa da lesão óssea em ato operatório sem intercorrência. No pós-operatório imediato evoluiu com alteração aguda do estado mental, hipoxemia e petéquias em conjuntiva palpebral. Foi realizada angiotomografia de tórax, sem falhas de enchimento, reduzindo a suspeição de Tromboembolismo Pulmonar (TEP). Seguindo a propedêutica, a paciente foi submetida a ecocardiograma transtorácico sendo identificado um ventrículo direito aumentado, com insuficiência leve e sem presença de trombos. Paciente evoluiu com insuficiência respiratória necessitando ser submetida a intubação orotraqueal. Foi identificada disseminação das petéquias para o abdome e membros superiores dentro de 24 horas, além de presença de lipidúria em coletor urinário. Considerando o quadro descrito, foi possível preencher os critérios clínicos para embolia gordurosa: hipoxemia, alteração aguda do estado mental e hipoxemia, associados a um fator causal bem definido. Foram instituídas medidas para suporte clínico, conforme preconizado para a SEG, sem necessidade de anticoagulação terapêutica, considerando a baixa suspeição de TEP.

Conclusões/Considerações Finais

Esse caso ressalta a importância do reconhecimento da SEG em paciente com fatores de risco, uma vez que o erro diagnóstico pode ocasionar iatrogenias no manejo terapêutico, que consiste em medidas de suporte clínico.

Palavras Chave

Embolia gordurosa. Embolia pulmonar. Traumatismo múltiplo.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Odilon Behrens - Minas Gerais - Brasil

Autores

YASMIN ROSA STORCK ROCHA RODRIGUES, EDUARDO HENRIQUE MENESES PRADO, LETICIA CALDEIRA LIMA, RAQUEL LIANA NEVES JORGE, DANILO FELIPE DIAS DA SILVA