Dados do Trabalho


Título

CORRELAÇAO ENTRE INTERNAÇOES PSIQUIATRICAS E ESTRESSORES LABORAIS: UM RELATO DE CASO.

Fundamentação teórica/Introdução

O ambiente laboral, ao ser composto por diversos elementos como a pressão por resultados, longas jornadas, falta de suporte, ambiguidade de funções, conflitos interpessoais, entre outros, pode ser uma fonte significativa de estresse e desgaste psicológico para os indivíduos. Tais condições podem levar ao desenvolvimento ou agravamento de problemas psiquiátricos.

Objetivos

Esta pesquisa tem como objetivo analisar, discutir e correlacionar os fatores estressores no ambiente laboral que levaram ao agravamento do quadro de uma paciente com depressão crônica e, por conseguinte, à sua internação psiquiátrica.

Delineamento e Métodos

Relato de caso retrospectivo observacional.

Resultados

Mulher, 47 anos, história de depressão crônica, deu entrada no hospital psiquiátrico, em 01/06/2023, trazida pelo vizinho devido a episódio depressivo grave com sintomas psicóticos, ideação suicida e transtorno dissociativo. À anamnese psiquiátrica, referiu que há 3 dias passou a sentir dor precordial, catalepsia intermitente, anorexia, avolia e alucinações visuais e auditivas (com insight preservado). Relatou, ainda, a recorrência do mesmo episódio há 8 anos, quando foi admitida em um emprego no setor de cobranças no telemarketing e associou seu quadro ao esgotamento provocado pelas condições de trabalho. Informou que 11 meses atrás teve os sintomas ao atender um cliente e que, desde então, permanece afastada das atividades laborais e em tratamento psiquiátrico com uso de Escitalopram, Midazolam, Buspirona, Lítio e Clonazepam. Teve alta em 12/07/2023, com prescrição de Olanzapina 10mg/dia, Lítio 300mg/dia e Clonazepam 10 gotas 2,5mg/ml (se necessário), com encaminhamento ao Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) e com processo de aposentadoria por invalidez, devido às comorbidades psiquiátricas, em andamento.

Conclusões/Considerações Finais

A depressão é a principal causa de incapacidade em escala global. Nesse sentido, torna-se evidente que, no que tange os problemas psiquiátricos, uma abordagem de cuidado preventivo, e não apenas paliativo, seria benéfica tanto para a coletividade como para o trabalhador em si. Desse modo, ressalta-se a imprescindibilidade de que sejam adotadas medidas estratégicas que fomentem um ambiente laboral saudável e propício ao bem-estar psíquico dos colaboradores.

Palavras Chave

Burnout; Depressão no ambiente laboral; Internações psiquiátricas

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - Santa Catarina - Brasil, INSTITUTO DE PSIQUIATRIA DE SANTA CATARINA - Santa Catarina - Brasil, UNISUL - Santa Catarina - Brasil

Autores

MARIANA CRISTINA COELHO, CELSO HENRIQUE VIDAL ALVES, ANA ALICE ARAUJO RIBEIRO CÂNDIDO, JASMINE TRUPPEL SIMAS, LUIZ ROBERTO SUCH PIRES