Dados do Trabalho


Título

TUMOR NEUROENDOCRINO DE PANCREAS METASTATICO: UM RELATO DE CASO.

Fundamentação teórica/Introdução

Os tumores neuroendócrinos (TNE) ou carcinoides podem se originar em diversos sítios, com predomínio em trato gastrointestinal e em pulmão. Essa neoplasia apresenta manifestações clínicas heterogêneas, com amplo espectro de apresentações, variando de acordo com a localização do tumor primário e do grau de diferenciação. Os TNE pancreáticos correspondem a cerca de 3% de todos os tumores pancreáticos, dividindo-se em funcionantes ou não funcionantes, de acordo com a produção ou não de hormônios. O diagnóstico é histopatológico (biópsia ou análise de peça cirúrgica). A ressecção cirúrgica do tumor é considerada tratamento de escolha e curativa nos pacientes com doença localizada, não tendo papel definido na doença metastática, podendo ser acompanhada de adjuvâncias ou hormonioterapia.

Objetivos

Relatar o caso de uma paciente jovem com TNE de pâncreas metastático.

Delineamento e Métodos

Relato de caso.

Resultados

B.S, 34 anos, feminino, procurou atendimento devido a adenomegalia supraclavicular esquerda iniciada há 2 anos, evoluindo com perda parcial da visão nos últimos 7 meses, diarreia líquido-pastosa diária, febre e perda ponderal de 10 kg em 6 meses. Negava comorbidades. Durante a internação, realizou tomografia computadorizada de tórax que mostrou linfonodomegalias mediastinais, supraclaviculares e na região axilar esquerda, formando conglomerados. Exame oftalmológico com presença de descolamento seroso em região de fóvea e lesão sugestiva de metástase em coroide direita. Realizada biópsia de linfonodo supraclavicular esquerdo com imuno-histoquímica que evidenciou TNE e positividade para CK7, CK20, Sinaptofisina, TTF1 e PAX8, sugerindo origem pancreática, com índice de proliferação Ki67 de 10% das células neoplásicas, apresentando caráter funcional. Durante o diagnóstico, paciente já apresentava-se em estágio avançado, com implantes metastáticos em linfonodos, fígado e olho direito. Posteriormente foi encaminhada para o serviço de Oncologia para seguimento e tratamento com octreotide e avaliação de resposta.

Conclusões/Considerações Finais

Considerando a diversidade de apresentações dos TNE, são compreensíveis os inúmeros desafios presentes tanto no diagnóstico quanto no tratamento desses tumores. O presente relato reforça a importância da realização do diagnóstico em estágios iniciais para o tratamento curativo, visto a alta morbimortalidade e necessidade de abordagem precoce para maior sobrevida.

Palavras Chave

carcinoma neuroendócrino; metástase neoplásica; pâncreas

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

HOSPITAL FEDERAL DOS SERVIDORES DO ESTADO - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

BRENO CASTRO CORREA DE FIGUEIREDO, LARISSA BARBEIRO DOS SANTOS, GREGÓRIO RODRIGUES DE MELO, LILIANNI RIBEIRO GOMES BOU MAROUN, IGOR FARIA REIS