Dados do Trabalho


Título

HEPATOTOXICIDADE INDUZIDA POR ESTEROIDES ANABOLIZANTES PARA FINS ESTETICOS: RELATO DE CASO.

Fundamentação teórica/Introdução

O consumo de esteróides androgênicos anabolizantes (EAA) de forma indiscriminada pode gerar enfermidades e impactos no sistema de saúde, principalmente quando há atraso no diagnóstico e tratamento.

Objetivos

Relatar o caso de um paciente portador de transtorno bipolar que apresentou hepatotoxicidade ao uso de esteroides anabolizantes para fins estéticos.

Delineamento e Métodos

Relato de caso em que as informações do paciente foram obtidas por meio de revisão do prontuário, entrevista, registro dos exames laboratoriais e de imagem, os quais o paciente foi submetido.

Resultados

Paciente do sexo masculino, 18 anos de idade, etnia branca, praticante de musculação com regularidade de 5 vezes na semana, portador de Transtorno Bipolar (TB), apresentou quadro súbito de icterícia, colúria e acolia fecal, com bilirrubina total de 12,3, bilirrubina direta 7,56 e bilirrubina indireta 4,57. Queixava-se de astenia e mal estar generalizado. Negava comorbidades, etilismo, tabagismo, uso de drogas ilícitas, alergias medicamentosas, antecedentes de internação, doenças hepáticas ou qualquer outra doença. Ao exame físico, apresentava escleras ictéricas, além de hepatomegalia de 5cm do rebordo costal. Após 8 semanas de internação e extensa investigação etiológica, o paciente relatou o uso indiscriminado de EAA, sendo instituído tratamento para hepatite medicamentosa com Metilprednisolona 1g/dia, por 02 dias e posterior desmame com prednisona 1mg/kg, com redução de 25% da dose a cada 15 dias até a cessação do uso. O paciente evoluiu com melhora clínica, recebeu alta hospitalar estável e com bom prognóstico apresentando normalização da função hepática e resolução dos sinais e sintomas de colestase após 60 dias de acompanhamento.

Conclusões/Considerações Finais

O uso de esteroides é extremamente nocivo ao fígado, sendo o diagnóstico precoce de suma importância para um bom desfecho. No caso relatado, houve atraso no diagnóstico, devido ao quadro de TAB e, consequentemente, retardou o início do tratamento. A corticoterapia pode ser uma estratégia terapêutica em pacientes jovens com hepatite aguda induzida por uso de EAA.

Palavras Chave

Hepatotoxicidade, esteróides anabolizantes, hepatite medicamentosa.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

FUNDACAO HOSPITALAR DE MONTES CLAROS - Minas Gerais - Brasil

Autores

DANIEL ABOLAFIO GONTIJO, MARIA LESSA TRINDADE LAGE, MONIQUE TEIXEIRA DOS SANTOS, MARIA TERESA DE ARAUJO CARNEIRO DA SILVA