Dados do Trabalho


Título

Síndrome de realimentação: Relato de Caso

Fundamentação teórica/Introdução

Trata-se de um relato de caso como tema Síndrome de realimentação (SR), que caracteriza-se por alterações neurológicas, respiratórias, arritmias e falência cardíacas, poucos dias após a realimentação. A SR é um problema crescente e de extrema importância clínica, infelizmente diagnosticada tardiamente por ser mal reconhecida ou compreendida. Vários estudos já tentaram avaliar sua incidência, porém com resultados bastante variados. Os processos fisiopatológicos incluem distúrbios de glicose e de equilíbrio de fluidos, além de distúrbios eletrolíticos que envolvem principalmente os íons intracelulares fosfato, potássio e magnésio.

Objetivos

Avaliar de suas causas e a aplicação das medidas dietéticas profiláticas apropriadas visando a prevenção e diminuição da morbimortalidade desta condição.

Delineamento e Métodos

Para a seleção dos artigos utilizou-se quatro bases de dados, MEDLINE, Web of Science, Pubmed e Scopus, utilizando os seguintes descritores “Síndrome de realimentação”, “Desnutrição”, “Hipofosfatemia”, “Hipocalemia”, “Hipomagnesemia”, para localização das publicações e implementar o relato de caso.

Resultados

A SR é geralmente ocorre nas primeiras 72 horas após o início da dieta enteral ou parenteral e acomete até um terço dos
pacientes. Os fatores de risco importantes são índice de massa corporal (IMC) baixo, perda de
peso não intencional, baixo ou nenhum aporte calórico por pelo menos 5 dias, história de abuso
de álcool ou drogas e distúrbios eletrolíticos de base. É obrigatória a prescrição de tiamina intravenosa e a reposição de eletrólitos (fósforo, potássio e magnésio)

Conclusões/Considerações Finais

A SR é um problema crescente e de extrema importância clínica, infelizmente diagnosticada tardiamente (provavelmente por ser mal reconhecida ou compreendida). Vários estudos já tentaram avaliar a incidência da SR, porém com resultados bastante variados. Isso provavelmente se deve ao desenho do estudo, à população estudada e à definição utilizada para definir a SR.Os processos fisiopatológicos incluem distúrbios de glicose, de equilíbrio de fluidos e distúrbios eletrolíticos que envolvem principalmente os íons intracelulares, principalmente fosfato, potássio e magnésio. Apesar de ser potencialmente evitável, está associada à alta morbidade e mortalidade. As equipes multiprofissionais podem ajudar a fornecer aconselhamento e educação em sua prevenção, reconhecimento e tratamento.

Palavras Chave

Síndrome de realimentação; Desnutrição; Hipofosfatemia; Hipocalemia; Hipomagnesemia.,

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

ALESSANDRA MONTEIRO CAMAPUM, JULIANA LAGO DE ARAÚJO, ASSÍRIA DE ARAÚJO CHAVES CORREIA, GABRIEL PEREIRA DE SOUSA, DÓROTY ANTONIA LOPES TRINTA