Dados do Trabalho


Título

SINDROME DA VEIA CAVA SUPERIOR POR NEOPLASIA NEUROENDOCRINA: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A Síndrome da Veia Cava Superior (SVCS) é uma manifestação clínica resultante da obstrução do fluxo sanguíneo ao nível da veia cava superior. O principal sintoma é dispneia progressiva. Sabe-se que as principais causas são de origem maligna, sendo o câncer de pulmão mais comum, seguido do linfoma, pois realizam uma compressão extrínseca da veia cava superior. O diagnóstico é clínico, e pode ser confirmado com exames de imagem, como tomografia de tórax.

Objetivos

Descrever um caso de síndrome de veia cava superior por tumor neuroendócrino.

Delineamento e Métodos

Estudo do tipo relato de caso com informações obtidas por meio de revisão do prontuário e da literatura.

Resultados

Paciente sexo masculino, 59 anos, vem ao pronto socorro por apresentar dispneia progressiva Ao exame físico, notou-se piora da dispneia em decubito dorsal e o paciente apresentava pletora e circulação colateral em região torácica e cervical. Por esses motivos, o paciente foi internado no Hospital Santa Cruz com suspeita de Síndrome da Veia Cava Superior. Durante a internação verifica-se derrame pleural à direita de grande volume, sendo realizado toracocentese e retirada de 3,5 litros de líquido pleural exsudativo com predomínio linfocitário. Realizada Tomografia computadorizada (TC) de tórax que evidenciou massa no lobo inferior do pulmão direito com características sugestivas de neoplasia primária maligna pulmonar, além de linfonodomegalias mediastinais volumosas. Também identificou lesões hepáticas sugestivas de metástase e aumento das glândulas adrenais. Realizada videotoracoscopia com pleurodese e biópsia pleural. Anatomopatológico: neoplasia maligna pouco diferenciada em pleura; lesão constituída por células epitelióides com padrão sólido e alto índice mitótico; hipótese diagnóstica de neoplasia neuroendócrina. Imunohistoquímico: carcinoma neuroendócrino de pequenas células. Atualmente o paciente segue em acompanhamento da equipe de cardiologia para estabilização dos sintomas.

Conclusões/Considerações Finais

É evidente a importância do diagnóstico correto dos sinais e sintomas da SVCS, tendo essa a principal causa o câncer de pulmão. Enfatiza-se a importância dessa afecção e de suas etiologias, que devem ser investigadas clinicamente e com exames de imagem, para o diagnóstico correto. Assim, é necessário um acompanhamento multidisciplinar regular para a monitorização do paciente.

Palavras Chave

Neoplasia pulmonar; Síndrome da Veia Cava Superior; Carcinoma neuroendócrino

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) - Rio Grande do Sul - Brasil, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

YASMIN LAMBERT MILDNER, JÚLIA COPETTI BURMANN, SABRINY REZER BERTÃO, JULIA RAMINELLI MARION, PETRA MISTURA ARCOVERDE CAVALCANTI