Dados do Trabalho


Título

MORTALIDADE POR CANCER DE VESICULA BILIAR NO BRASIL NO PERIODO DE 2011 A 2021.

Fundamentação teórica/Introdução

O câncer de vesícula biliar é uma forma rara de neoplasia maligna do trato gastrointestinal que devido ao seu curso usualmente assintomático, frequentemente é diagnosticado tardiamente, o que justifica o achado de metástases em 1/3 dos pacientes no momento do diagnóstico, colaborando para um mal prognóstico.

Objetivos

Avaliar o gênero e a faixa etária da população brasileira mais acometida por câncer de vesícula biliar e descrever as regiões do Brasil com maior número de casos no período de 2011 a 2021.

Delineamento e Métodos

Foi realizado um estudo ecológico de série temporal, com dados de mortalidade a nível nacional, extraídos do site do Ministério da Saúde, por meio da base de dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Resultados

No Brasil, no período avaliado, ocorreram 12.221 óbitos em virtude do câncer de vesícula biliar; sendo o ano de 2018 com maior número de casos 1235. A Região Sul apresenta as maiores taxas de mortalidade para câncer de vesícula biliar na população geral, sendo Rio Grande do Sul o estado com as maiores taxas de mortalidade. No que se refere ao gênero, as mulheres correspondem a maior parte dos casos fatais por câncer de vesícula, com taxa de mortalidade de 0,77/100 mil pessoas, enquanto a taxa de mortalidade masculina foi de 0,3/100 mil pessoas. Já no quesito idade, a faixa etária de 80 anos ou mais, foi a que apresentou a maior taxa de óbitos por câncer de vesícula biliar (5,76/100 mil pessoas), seguida da faixa etária de 70 a 79 anos, com taxa específica de 3,89/100 mil pessoas.

Conclusões/Considerações Finais

Com a realização do estudo observamos maior taxa de mortalidade no sexo feminino, especialmente nas faixas etárias com idade acima de 70 anos, sendo a região sul a com maior prevalência e letalidade. Sendo assim, observa-se que um dos principais fatores associados ao surgimento de câncer de vesícula esta correlacionado a idade.

Palavras Chave

mortalidade, câncer de vesícula biliar, vesícula biliar, Brasil.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA - Santa Catarina - Brasil

Autores

BRUNA CAMARGO, ALICIA BRIGHENTI BENDO, GABRIEL PELLEGRIN NICOLEIT, MARIA EDUARDA CAETANO DA ROSA, ERIC DIEGO TUROSSI AMORIM