Dados do Trabalho


Título

HIPOCALCEMIA EM POS-OPERATORIO DE TIREOIDECTOMIA TOTAL: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A manutenção da calcemia dentro da normalidade é o resultado da interação do paratormonio (PTH) e da vitamina D sobre o osso, rim e o intestino. Dessa forma, a hipocalcemia é um distúrbio hidroeletrolítico que pode se desenvolver a partir de diferentes etiologias. A causa mais comum desse desequilíbrio são os baixos níveis de PTH, principalmente, pós tireoidectomia.

Objetivos

Relatar o caso de um paciente com quadro de hipocalcemia pós tireoidectomia.

Delineamento e Métodos

Relato de Caso

Resultados

Paciente masculino, 53 anos, com historia recente de tireoidectomia por neoplasia de tireóide, em uso de Levotiroxina 100 mcg/dia, admitido na sala de emergência com relato de parestesia em face, língua, mãos e perda de força em membros inferiores iniciados há 02 dias. Ao exame físico: Glasgow 15, pupilas isofotorreagentes, ausência de sinais focais ou qualquer outra alteração neurológica. TC de crânio e doppler de carótidas: sem alterações, ECG ritmo sinusal. Aventada hipótese inicial de acidente isquêmico transitário (AIT), sendo encaminhado para a enfermaria de Clínica Médica. Durante reavaliação em leito de enfermaria, observou-se flexão do pulso e articulações metacarpofalangeanas, extensão das articulações interfalangeanas distais e proximais, além de adução do polegar em resposta à compressão do braço pelo esfigomomanômetro (o sinal de Trousseau), e espasmos dos músculos faciais em resposta à percussão do nervo facial na região zigomática (sinal de Chvostek). Exames laboratoriais: PTH (5,2 pg/mL), Cálcio Total (7,7 mg/dL), Cálcio Iônico (0,98 mmoI/L), Vitamina D (59,6 pg/mL) e Fósforo (7,4 mg/dL). Após reposição de gluconato de cálcio, o paciente evoluiu com melhora clinicamente importante, recebendo alta hospitalar com suplementação de cálcio e acompanhamento ambulatorial.

Conclusões/Considerações Finais

As manifestações clínicas da hipocalcemia são relacionadas a um aumento da excitabilidade neuromuscular. A intensidade dos sintomas varia entre os indivíduos dependendo do grau de hipocalcemia e da velocidade da sua queda. A hipocalcemia pós tireoidectomia é um distúrbio que deve ser sempre lembrado e investigado em pacientes em pós-operatório. O diagnóstico e o tratamento precoce ajudam a reduzir os sintomas e prevenir complicações crônicas decorrentes do hipoparatireoidismo.

Palavras Chave

hipocalcemia; hiporparatireoidismo; tireoidectomia

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

HCN - HOSPITAL DO CENTRO NORTE GOIANO - Goiás - Brasil

Autores

ÉRIKA THIAGO FERRAZ, JOVENIL DAMACENO ROSA JÚNIOR, ERIKA THAIS DE LIMA PEREIRA, PAULO HENRIQUE DE ARAÚJO RIBEIRO, GUILHERME CUNHA SOUZA