Dados do Trabalho


Título

TUBERCULOSE INTESTINAL: UMA PERSPECTIVA CLINICA E DIAGNOSTICA

Fundamentação teórica/Introdução

A tuberculose intestinal é uma doença infecciosa amplamente conhecida por suas manifestações no sistema respiratório, porém a infecção pelo Mycobacterium tuberculosis pode afetar qualquer órgão ou sistema do corpo humano. Dentre as formas extrapulmonares, a tuberculose abdominal é uma forma rara correspondendo 3 a 5% das afecções viscerais.

Objetivos

Esta revisão tem como objetivo geral relatar um caso de tuberculose intestinal diagnosticado no Serviço de Clínica Médica do Hospital Distrital de Hernandarias, Ciudad del Este – Paraguai.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo observacional, descritivo do tipo Relato de Caso, realizado em um hospital público De Ciudad del Este/Paraguai.

Resultados

Homem, 83 anos, natural de Itakyry Paraguai, procura a clínica médica por decaimento do estado geral. Quadro iniciou 3 meses antes da internação com perda progressiva do apetite, inapetência acompanhada de anorexia, com emagrecimento de aproximadamente 30kg. Há 2 meses, agregou-se desconforto respiratório com esforços mínimos, sensação febril, predominantemente noturna, acompanhada de tosse produtiva, com expectoração amarelada. Apresentou fezes líquidas fétidas, sem manchas de sangue, 8 dias antes da admissão e desconforto respiratório em repouso. Tabagista crônico, 2 maços/dia, há 60 anos, etilista crônico, há mais de 50 anos e ex-presidiário há 8 anos. Os exames laboratoriais revelam anemia microcítica, leucocitose com neutrofilia. Teste de escarro positivo para tuberculose e raio-x observa-se pneumonia. Colonoscopia apresentou ao nível do cólon transverso lesão de 10 cm de aspecto ulcerado, com sangramento. Realizado biopsia apresentando pequenos granulomas circundados por linfócitos, células epitelióides, presença de células gigantes, multinucleadas isoladas e necrose caseosa. Portanto, confirmou-se hemorragia digestiva baixa, tuberculose intestinal complicada com úlcera hemorrágica, pneumonia tuberculosa. A terapia para tuberculose mostrou-se adequada, foi iniciado o tratamento empírico de antibioticoterapia, explicando a melhora clínica.

Conclusões/Considerações Finais

O estudo destaca a importância de uma suspeita diagnóstica mais criteriosa, especialmente em casos de sintomas abdominais inexplicados, para a identificação precoce da tuberculose intestinal. O diagnóstico adequado e tratamento oportuno são fundamentais para evitar complicações, melhorar os resultados clínicos e reduzir a morbimortalidade associada a essa forma rara e desafiadora.

Palavras Chave

tuberculose pulmonar, diagnóstico, tuberculose intestinal, úlcera.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade de Integração das Américas - - Paraguay

Autores

JULIANA GOMES BASTOS, Luis Enrique Duarte Arevalos