Dados do Trabalho


Título

ANALISE EPIDEMIOLOGICA DOS CASOS DE CANCER DE TESTICULO NO BRASIL ENTRE 2013 E 2020

Fundamentação teórica/Introdução

O câncer de testículo é a neoplasia rara mais comum em homens jovens, entre 15 e 35 anos, fase de alta produtividade socioeconômica. Trata-se de uma doença curável com sobrevida de 95%, se diagnosticada precocemente.A mortalidade é mais alta em países de baixa renda com minorias raciais e com status socioeconômico inferior.

Objetivos

Realizar um estudo epidemiológico acerca dos casos e óbitos por câncer de testículo no Brasil entre os anos de 2013 e 2020, e identificar suas tendências.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo epidemiológico, quantitativo de análise de série temporal utilizando os dados doDepartamento de Informático do Sistema Único de Saúde, de 2013 a 2020.

Resultados

O número total de óbitos por câncer de testículo no Brasil foi de 3.013 óbitos. Observou-se uma tendência crescente no número absoluto de diagnósticos e óbitos por câncer de testículo no Brasil. A faixa etária com maior número de óbitos compreendeu-se entre 20-29 anos.A etnia branca apresenta maior número de óbitos, seguido pelaetnia parda. O estado civil com maior número de óbitos foi o solteiro, seguido do casado. O número total de diagnóstico por câncer de testículo no Brasil foi de 10.423diagnósticos. A mortalidade brasileira foi de 0,18 óbitos para 100.000 habitantes, e a macrorregião Sul apresentou maior mortalidade. A cirurgia caracterizou-se como o principal instrumento utilizado, com 5272 pessoas operadas.

Conclusões/Considerações Finais

Conclui-se um crescimento no número de diagnósticos e óbitos por Câncer de Testículo. O aumento na taxa da mortalidade acompanhou a tendência da América Latina, enquanto o aumento do número de casos e óbitos na população parda e no grupo com faixa etária de 60-69 anos, difere da bibliografia de base. Além disso, encontrou-se importantes diferenças nos indicadores de mortalidade, letalidade e número absoluto de óbitos entre as macrorregiões.

Palavras Chave

câncer de testículo; letalidade; mortalidade; tendência.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - Santa Catarina - Brasil

Autores

WALLACE MEES, GISELE CAJAMARCA DE MELLO, PEDRO HERNIQUE DE ALMEIDA FRANCISCO