Dados do Trabalho


Título

AEDES AEGYPTI: ESTRATEGIA DE IMPLEMENTAÇAO PARA A AMPLIAÇAO DAS AÇOES DE CONTROLE CONTRA A DENGUE

Fundamentação teórica/Introdução

O engajamento no combate ao Aedes aegypti é de extrema importância, uma vez que além da dengue, o mosquito também transmite as doenças Chikungunya, Zika e Febre Amarela. A prevenção é a alternativa mais eficaz para combater o mosquito. Normalmente, a transmissão é feita pela fêmea que pica a pessoa infectada e mantém o vírus na saliva, retransmitindo-o. O perfil epidemiológico dessas doenças apresenta sérios riscos para a saúde pública, com complicações como a microcefalia relacionada ao Zika Vírus.

Objetivos

Colaborar com as medidas de controle por meio da eliminação de criadouros do Aedes aegypti e implementar atividades de educação continuada para os funcionários, visando a adoção de ações preventivas.

Delineamento e Métodos

Apresenta um relato de caso prospectivo sobre a ampliação das ações de controle contra a dengue por meio de um plano de intervenção pedagógicas que foram conduzidas por acadêmicos de medicina de uma universidade sediada na cidade de Manaus. O estudo foi realizado em uma Maternidade de referência, localizada na zona leste da cidade. Quinze pessoas, entre funcionários terceirizados e servidores, foram selecionadas e capacitadas para atuarem como brigadistas do programa em seus respectivos setores. O programa foi implementado em três etapas: (1) realização do plano de ação com seleção e capacitação dos brigadistas selecionados; (2) informatização do programa através da utilização de ferramentas eletrônicas; e (3) avaliação das atividades de monitoramento, mobilização socioeducativa e controle vetorial, com supervisão e suporte técnico das equipes da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS).

Resultados

Os resultados apontam que a implementação do programa otimizou o serviço. Com a capacitação recebida, os funcionários foram preparados para realizar vistorias nas áreas externas e internas da instituição. Observou-se boa adesão dos brigadistas ao programa, bem como às inspeções realizadas semanalmente de forma randomizada pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica.

Conclusões/Considerações Finais

Essas ações garantiram não só a efetivação do programa, já que principal forma de combater a dengue é impedir a proliferação do seu vetor, o mosquito Aedes aegypti, mas também aumentou a motivação do grupo e diminuição dos casos de dengue autóctos nesta unidade hospitalar.

Palavras Chave

Aedes aegypti. Controle Vetorial. Dengue.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

universidade nilton lins - Amazonas - Brasil

Autores

LUDYMILLA LACERDA DE MELO, CRISTINA DA SILVA ROSA, MARILIA POZZER, MARINA DOS SANTOS VALENTE, RUHAN NILTON PRATES RUAS