Dados do Trabalho


Título

MEGAESOFAGO IDIOPATICO COM COMPRESSAO EXTRINSECA PULMONAR E MEDIASTINAL: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA/INTRODUÇÃO: Megaesôfago é um distúrbio caracterizado por dilatação difusa do esôfago e diminuição do peristaltismo. Classifica-se em formas idiopáticas e adquiridas.

Objetivos

OBJETIVOS: Relatar um caso de megaesôfago com compressão extrínseca pulmonar e mediastinal.

Delineamento e Métodos

DELINEAMENTO E MÉTODOS: As informações apresentadas neste relato de caso foram adquiridas por meio do prontuário médico do paciente.

Resultados

RESULTADOS: J. N. R, 51 anos, sexo masculino, sem comorbidades, admitido em um serviço hospitalar onde chegou com quadro de artralgia e mialgia há cerca de 15 dias, além de febre e melena. Relatou ainda que apresentava quadro de disfagia para alimentos sólidos, de longa data, com progressão para alimentação pastosa. Foi realizada endoscopia digestiva alta, para elucidação diagnóstica da causa da melena, entretanto não foi concluída devido estase alimentar em região esofágica, sendo evidenciado megaesôfago. Na tomografia de tórax mostrou acentuada dilatação difusa do esôfago com marcado acúmulo de material homogêneo formando nível hidroaéreo em seu interior, destacando-se espessamento parietal associados a focos hiperdensos lineares circunferenciais em terço médio e distal do órgão, exercendo compressão extrínseca sobre o parênquima pulmonar à direita e estruturas do mediastino. Além disso, o exame evidenciou atelectasia restritiva do parênquima pulmonar direito, estendendo-se desde o lobo superior ao inferior. Foi realizado sorologia para doença de chagas, com resultado negativo. O paciente foi encaminhado para acompanhamento com a equipe de cirurgia geral para realização de esofagectomia.

Conclusões/Considerações Finais

CONCLUSÕES/CONSIDERAÇÕES FINAIS: Observou-se que a evolução do megaesôfago pode resultar em alterações estruturais e funcionais de órgãos adjacentes ao esôfago, como pulmão e mediastino. Os sintomas de apresentação clínica da doença incluem principalmente disfagia progressiva, de sólidos para líquidos, pirose, regurgitação de alimentos não digeridos e complicações respiratórias.

Palavras Chave

DESCRITORES: Acalasia Esofágica; Doenças do Esôfago; Transtornos de Deglutição.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

ANA BEATRIZ FONSECA MATIAS ROLIM, CHARLES BRITO FELIX DO NASCIMENTO, JULIANA ALMEIDA LIMA , RAFAEL GUIMARAES PEREIRA SOUZA