Dados do Trabalho


Título

ALTERAÇAO DO ESTADO MENTAL: A IMPORTANCIA DA IDENTIFICAÇAO E CORREÇAO PRECOCE DOS FATORES CONTRIBUINTES

Fundamentação teórica/Introdução

A alteração do estado mental é frequente motivo de admissão ao departamento de emergência. São diversos fatores responsáveis por essa condição, muitas vezes, sobrepostos. Para melhores desfechos clínicos, reavaliações subsequentes tornam-se ferramenta essencial.

Objetivos

Relatar o caso clínico com foco na avaliação multifatorial de fatores predisponentes e ratificar a importância de sua identificação e intervenção precoce.

Delineamento e Métodos

Relato de caso, com consulta em prontuário eletrônico.

Resultados

Paciente feminina, 58 anos, histórico de diabetes mellitus e craniofaringioma recidivante com repercussão de hipotireoidismo central e diabetes insipidus, foi atendida por oscilação de sensório nos últimos 7 dias, sem trauma e febre. À admissão apresentava a Escala de Coma de Glasgow (ECG) de 10. Foi diagnosticada com cetoacidose diabética, além de hipernatremia (152 mEq/L). Após correção dessas condições, a ECG era de 14. A Tomografia de Crânio (TC) realizada na urgência evidenciou craniofaringioma com extensão do terceiro ventrículo até cisternas infratemporais com envolvimento de estruturas vasculares e compressão de tronco encefálico, sem proposta de abordagem cirúrgica. Após 2 dias, apresentou piora do estado geral (ECG de 13). Exames sugeriam hipovolemia, infecção do trato urinário e controle inadequado de hipotireoidismo (TSH 0,02 mUI/L e T4L 0,42 ng/dl). Diante desse conjunto de fatores que podem comprometer o sensório, várias condutas foram tomadas: aumento da levotiroxina, início de antibioticoterapia, desmopressina para controle de natremia e início de dexametasona para redução de efeito de massa do craniofaringioma. Paciente mantinha nível de consciência e funcionalidade aquém do seu basal. Realizada ressonância magnética de encéfalo, sem retificação aos achados em TC. Nesse momento, a informação de constipação desde a admissão mereceu destaque. A radiografia de abdome identificou fecaloma em flexura hepática e transverso de cólon, aliviado com medidas laxativas. Em seguida a essa ação, a paciente retomou o seu sensório basal, possibilitando reabilitação e alta hospitalar.

Conclusões/Considerações Finais

A alteração do estado mental envolve múltiplos fatores e pode prolongar o tempo de internação. A revisão de contribuintes com intervenção precoce, portanto, é fundamental para otimização do cuidado clínico e melhores desfechos.

Palavras Chave

Delirium. Craniofaringioma. Fatores Predisponentes.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

HOSPITAL ODILON BEHRENS - Minas Gerais - Brasil

Autores

EDUARDO HENRIQUE MENESES PRADO, ÂNGELA GIL PATRUS PENA, JOSÉ REINALDO CORRÊA ROVEDA, YASMIN ROSA STORCK ROCHA, PEDRO FERRARI SALES DA CUNHA