Dados do Trabalho


Título

SEMIOGAME: RELATO DE EXPERIENCIA DE UMA NOVA ABORDAGEM NO ENSINO DA SEMIOLOGIA MEDICA

Fundamentação teórica/Introdução

Metodologias ativas de ensino-aprendizagem têm sido descritas como promissoras na área da educação. Nesse contexto, a Liga Acadêmica de Semiologia do curso de Medicina de uma universidade de Santa Catarina desenvolveu um jogo intitulado “Semiogame: uma nova forma de aprender Semiologia”, com o tema Semiologia Abdominal.

Objetivos

Apresentar uma nova abordagem e avaliar a satisfação dos acadêmicos em relação ao uso da metodologia ativa na revisão de conteúdos da disciplina.

Delineamento e Métodos

O estudo, um relato de experiência, contou com uma amostra de 10 acadêmicos de diferentes fases do curso. O jogo consiste em um tabuleiro, um dado e 60 cartas, das quais algumas são perguntas e respostas, enquanto outras são comandos para realizar uma manobra do exame físico abdominal. O pré-requisito para a participação dos discentes foi estar inscrito na liga, por meio de um formulário dado no início do semestre. Após a apresentação das regras do jogo, os alunos foram divididos em dois times, e a atividade teve duração de uma hora. Posteriormente, os acadêmicos receberam um questionário de satisfação, contendo 4 perguntas, sendo a primeira com resposta numérica, e as demais com “sim”, “não”, “não sei dizer”: 1. Em uma escala de 0 a 10, que nota você atribuiria ao evento? 2. Você considera que a atividade contribuiu para seu aprendizado em semiologia? 3. Você acredita que o jogo contribuiu para tornar o processo de aprendizagem mais atraente em comparação ao método tradicional? 4. Você recomendaria a utilização do Semiogame em outras atividades acadêmicas?

Resultados

Ao analisar as respostas ao questionário, observou-se que nove acadêmicos responderam “10” à primeira pergunta (90%), enquanto um (10%) selecionou a opção “8”. Em relação à segunda indagação, nove alunos assinalaram “sim” (90%), e um respondeu “não sei dizer” (10%). Por fim, no referente às questões 3 e 4, os dez alunos responderam “sim” (100%).

Conclusões/Considerações Finais

Com base nas respostas obtidas, pode-se dizer que os resultados foram satisfatórios. A amostra reduzida e o fato de o jogo contemplar apenas uma porção da disciplina são limitações a serem ressaltadas, recomendando-se a realização de outros estudos, com amostras maiores e abrangendo temáticas variadas. Dessa forma, conclui-se que a atividade desenvolvida pode ser utilizada como ferramenta adicional no ensino e aprendizagem ativos da Semiologia, permitindo aos alunos vivenciarem um novo modo de compreender e aplicar o conteúdo.

Palavras Chave

Semiologia médica, ligas acadêmicas, metodologias ativas, relato de experiência.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Categoria

Trabalhos Científicos

Autores

SARA LAISE CORDEIRO, ISABELLE STAACK, MARIA EDUARDA PONTICELLI, MARILIA EDUARDA GRECO, RINALDO DANESI PINTO