Dados do Trabalho


Título

RECIDIVA DE SARCOIDOSE EM PACIENTE IDOSA - RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A sarcoidose é uma doença sistêmica de origem desconhecida que pode causar lesões granulomatosas não-caseosas em diversos órgãos do corpo. No entanto, é mais comum afetar os pulmões e os gânglios linfáticos torácicos, ocorrendo em aproximadamente 90% dos casos, com maior incidência em mulheres entre 20 e 40 anos. Os sintomas variam dependendo dos órgãos afetados e da causa da doença, sendo que muitos casos são diagnosticados incidentalmente por meio de radiografias torácicas, já que muitos pacientes não apresentam sintomas.

Objetivos

Relatar o caso de uma paciente idosa com sarcoidose em remissão por 26 anos, que apresentou recidiva há cerca de 1 ano.

Delineamento e Métodos

Relato de Caso

Resultados

Paciente de 75 anos, de origem étnica branca, natural de Várzea Grande/MT, diagnosticada com sarcoidose há 30 anos, inicialmente confundida com tuberculose, apresentava-se assintomática e ao exame de imagem constatou-se a presença de múltiplos grânulos com envolvimento do parênquima pulmonar. Após 2 anos de tratamento com corticosteroides, a paciente interrompeu o uso, contra orientação médica, devido à exacerbação dos sintomas, compunham-se por eritemas nodosos disseminados, dispneia, poliartralgia e linfadenomegalia. Todavia, a doença espontaneamente permaneceu em remissão por 26 anos.
Após um trauma seguido de coma há aproximadamente 1 ano e 2 meses, os sintomas da sarcoidose retornaram, incluindo dispneia intensa aos pequenos esforços, eritemas nodosos, dores articulares e anorexia, sendo necessária a retomada do tratamento com corticosteroides. Atualmente, a paciente faz uso de 7,5 mg de corticoide, realiza atividades básicas e instrumentais da vida diária, e não possui comorbidades.

Conclusões/Considerações Finais

A sarcoidose é uma doença complexa e de difícil diagnóstico, cuja etiologia ainda é desconhecida. O caso apresentado sugere que o estresse a interrupção do tratamento anterior podem ter contribuído para a recidiva e prolongamento dos sintomas. Destaca-se, portanto, a importância do acompanhamento contínuo e vigilância cuidadosa em pacientes com sarcoidose, mesmo durante períodos de remissão prolongada, para avaliar a resposta ao tratamento e melhorar a qualidade de vida. O estudo a longo prazo desses casos pode fornecer insights valiosos sobre desfechos clínicos e opções de tratamento em idosos com sarcoidose.

Palavras Chave

Relatos de Casos; Saúde do Idoso, Sarcoidose.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

IEMAT - Mato Grosso - Brasil

Autores

MILENA MENZEL MORITA, HENRIQUE ANTONIOLLI DE SOUZA, LUCAS DUARTE SILVA ARAÚJO, LAURA ZAWASKI PAIM