Dados do Trabalho


Título

EFICACIA DO USO DO LASER ND YAG 1064 NO TRATAMENTO DA ROSACEA TELANGIECTASICA: UM RELATO DE CASO.

Fundamentação teórica/Introdução

A rosácea é uma doença inflamatória crônica, de etiologia multifatorial, mais incidente no sexo feminino. Atualmente, não há cura, mas existem diversas terapias para controle da doença.

Objetivos

Demonstrar a eficácia do Laser Nd YAG 1064 associado ao Soolantra tópico no tratamento da rosácea telangiectásica.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de caso, utilizando-se informações retrospectivas, de caráter observacional de uma paciente portadora de rosácea eritemato telangiectásica em um ambulatório de dermatologia, onde foram obtidas informações a partir do prontuário da paciente, bem como, fotografias no resultado pós tratamento.

Resultados

Feminina, 73 anos, branca, natural e procedente de Palmas – PR, com quadro crônico de telangiectasias na face associada a episódios de flushing facial, sem manifestação de pápulas ou pústulas faciais, ardência ou queimação. Negou tratamento prévio para rosácea, estando em uso regular de filtro solar FPS 60. Ao exame físico, houve evidência, principalmente, de telangiectasias calibrosas de até 1mm na região malar, além da ponta nasal e no mento (figura 1).
Posteriormente ao diagnóstico de rosácea eritemato telangiectásica, iniciou-se o tratamento com Ivermectina 1% em creme, 2 vezes ao dia, associada ao filtro solar por 60 dias, demonstrando melhora cutânea parcial. Após o tratamento tópico inicial, realizou-se uma sessão de Luz Intensa Pulsada (LIP) full face associada ao Laser Nd Yag long pulse modo vascular, os quais foram pontuados nas telangiectasias através da plataforma Etherea Mx, Em seguida, demonstrou melhora significativa do rubor fixo e das telangiectasias visíveis, apresentado abaixo (figura 2).

Conclusões/Considerações Finais

5. CONCLUSÕES:
A rosácea é uma patologia inflamatória crônica, de evolução progressiva e predomínio na região central da face, manifestando-se com rubor, eritema, telangiectasias, pápulas e pústulas. Não há tratamento curativo, mas existem diversas terapias para controle e prevenção de recidivas, melhorando a qualidade de vida do paciente.
Destaca-se aqui o uso do Laser Nd Yag 1064 associada ao Soolantra tópico, que demonstrou eficácia no tratamento e controle da rosácea telangiectásica. Ainda, evidenciam-se os benefícios da terapia à base do Laser, que apresenta menos efeitos colaterais, trazendo melhorias em um curto espaço de tempo ao paciente. Ademais, o uso da Ivermectina tópica e de filtro solar devem ser de maneira contínua, afim da otimização de resultados e manutenção do tratamento.

Palavras Chave

ROSÁCEA; TELANGIECTASIA; LASER.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

LAUANA LETICIA VIEIRA, EMANUELLA STELLA MIKILITA, NICOLE OSTERNACH, VITÓRIA STELLA MIKILITA