Dados do Trabalho


Título

O USO DE ADENOSINA DEAMINASE NO DIAGNOSTICO DE TUBERCULOSE ARTICULAR

Fundamentação teórica/Introdução

A tuberculose é uma doença infecciosa de grande prevalência em nosso meio, apresentando repercussões locais e sistêmicas que podem levar à incapacidade. Diante disto faz-se necessário diagnosticá-la e tratá-la adequadamente, incluindo suas manifestações extrapulmonares, de modo a interromper a cadeia de transmissão e minimizar suas sequelas e risco de morte.

Objetivos

o objetivo deste estudo é avaliar o uso da adenosina deaminase (ADA) como ferramenta auxiliar no diagnóstico da tuberculose articular, por meio do relato de um caso clínico.

Delineamento e Métodos

Relato de caso de paciente com quadro de artrite séptica no joelho esquerdo, em co-existência com discite e abscesso paravertebral, em paciente imunocompetente. Utilizamos a dosagem de ADA no líquido sinovial como importante auxílio no diagnóstico diferencial. Foram analisados, além dos valores de ADA e outros aspectos do líquido sinovial, ressonância magnética, laboratoriais e culturas do paciente, além do tratamento e sua evolução clínica.

Resultados

S.S.D, masculino, 68 anos quadro iniciado em maio/2023 com a discite e absecessos paravertebrais, além de sinais flogísticos em joelho esquerdo e dificuldade de deambulação. Iniciada antibioticoterapia empírica devido à discite (Vancomicina e Ceftriaxone, sem qualquer melhora do joelho apesar da melhora gradual dos demais quadros). A artrocentese revelou crescimento de Staphilococcus Aureus no líquido sinovial, porém também resultou em ADA fortemente positivo (199,8 U/I, valor de referência até 30 U/I), além de celularidade (5% mononucleares e 95% polimorfonucleares). Juntamente, realizou-se uma revisão de literatura científica para direcionar a condução do caso e como proceder frente a um valor de ADA especialmente alto. Frente a não melhora com antibioticoterapia e germe sensível tanto a Vancomicina quanto à Ceftriaxone, com base em extensa revisão de literatura sobre tuberculose sinovial, concluiu-se que a dosagem elevada de ADA no líquido sinovial pode ser um indicativo importante para suspeitar de tuberculose sinovial. Iniciado tratamento para tuberculose extrapulmonar com RHZE, que resultou em melhora gradual e sustentada a partir do 10º dia de tratamento.

Conclusões/Considerações Finais

A tuberculose extrapulmonar pode representar um desafio diagnóstico. A utilização do ADA no líquido sinovial, quando em valores acima de 30U/l, é importante suporte para o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, resultando em melhorias na qualidade de vida do paciente e no encerramento do ciclo e progressão da doença.

Palavras Chave

Tuberculose articular
Tuberculose extrapulmonar
Adenosina deaminase
Artrite séptica

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade de Medicina - Universidade Católica de Pelotas - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

CARLA ALBERICI PASTORE, LUCAS RIBAS TOLFO, THÉO RHODEN CÂMPARA, MATEUS FONTES GIACHINI