Dados do Trabalho


Título

DIAGNOSTICO DE INSULINOMA EM PACIENTE ATENDIDO NO SERVIÇO PUBLICO DE ENDOCRINOLOGIA NO MUNICIPIO DE LAJEADO

Fundamentação teórica/Introdução

Insulinoma é uma neoplasia que ocorre nas células beta das ilhotas pancreáticas e causa hipersecreção de insulina. Suas manifestações clínicas incluem sintomas neuroglicopênicos secundários à hipoglicemia. Apesar de raro, segue sendo o tumor endocrinológico pancreático mais prevalente. Certos sinais e sintomas devem nos conduzir à hipótese diagnóstica de insulinoma, tais como hipoglicemia < 50 mg/dL, sintomas neuroglicopênicos e melhora após administração de glicose. Ainda, é preciso excluir etiologias exógenas que justifiquem as hipoglicemias.

Objetivos

Analisar a história clínica, os exames solicitados para elucidação diagnóstica e o manejo do quadro.

Delineamento e Métodos

Relato de Caso

Resultados

L.G.C, masculino, 53 anos, tabagista, etilista em abstinência há três anos, encaminhado ao serviço público de endocrinologia do município de Lajeado - RS, devido a episódios frequentes de hipoglicemia. Relata que iniciou com quadro esporádico de sudorese, confusão mental e rebaixamento do nível de consciência em 2015. Os episódios tornaram-se frequentes e durante esses momentos passou a aferir a glicemia, apresentando baixos níveis glicêmicos. Os sintomas iniciaram durante o uso abusivo de álcool, porém, apresentou piora do quadro após cessar o etilismo. Devido à história prévia com alcoolismo, suas queixas foram negligenciadas por profissionais da área da saúde por anos. Necessitou de atendimento em Unidade de Pronto Atendimento diversas vezes, sendo liberado após administração de glicose e controle dos sintomas. Realiza cerca de 12 refeições por dia, devido ao aparecimento diário dos sintomas e após curtos intervalos de jejum. Assim, solicitou-se peptídeo C, insulina e glicose seriados em intervalo de 30 minutos, por 240 minutos. Paciente apresentou valores condizentes com a hipótese diagnóstica e foi encaminhado ao hospital para realizar ressonância magnética (RNM) e, possivelmente, ressecção cirúrgica. A RNM apresentou resultados sugestivos de insulinoma, mas o corpo clínico do hospital optou por não realizar a cirurgia, encaminhando-o ao serviço de cirurgia oncológica de Porto Alegre - RS. Atualmente, enquanto aguarda pelo procedimento cirúrgico, faz uso de diazóxido.

Conclusões/Considerações Finais

Verifica-se a falta de capacitação médica para tal diagnóstico, tendo em vista os diversos profissionais pelos quais o paciente passou.
Além disso, o descaso e a falta de escuta ativa com o paciente corroborou para o atraso do diagnóstico.

Palavras Chave

Insulinoma, hipoglicemia

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade do Vale do Taquari - Univates - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

ARTHUR BONELLA ZULIAN, FABIO TRICHES, PAOLA COLLET, NATACHA LIMBERGER, SANDRA BERGESCH