Dados do Trabalho


Título

INFECÇAO POR RHIZOBIUM RADIOBACTER EM PORTADOR DE PARALISIA CEREBRAL: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

Fundamentação teórica/Introdução: O Rhizobium radiobacter (Agrobacterium radiobacter) é um microrganismo Gram-negativo aeróbio do gênero Agrobacterium, grupo de bactérias fitopatogênicas presentes no solo, que, raramente, é associado a infecções oportunistas em seres humanos, afetando principalmente imunodeprimidos e doentes crônicos.

Objetivos

Objetivos: Descrever um caso incomum de infecção por Rhizobium radiobacter.

Delineamento e Métodos

Delineamento e Métodos: Estudo do tipo relato de caso.

Resultados

Resultados: Paciente de 24 anos, sexo masculino, com paralisia cerebral, procurou serviço hospitalar devido a quadro viral de uma semana de duração com dispneia progressiva há um dia. Realizou-se internação hospitalar com medidas para broncoespasmo e intubação orotraqueal devido ao esforço respiratório e incapacidade de inalação de salbutamol. Iniciou-se antibioticoterapia, clindamicina associada a ceftriaxona, com pouca melhora do desconforto respiratório. A hemocultura evidenciou aeróbios sem crescimento, com presença de Staphylococcus hominis. O esquema terapêutico foi, então, otimizado para piperacilina em associação com tazobactam. Paciente permaneceu em intubação orotraqueal por quinze dias, com traqueostomia realizada apenas vinte e três dias após internação, devido exame admissional positivo para COVID-19. Finalizado o esquema de antibioticoterapia, foi colhida nova hemocultura, que constatou anaeróbios sem crescimento. Um mês após o início do caso, houve piora do quadro clínico, com alterações dos parâmetros laboratoriais. Foi realizada cultura de secreção traqueal, radiografia de tórax, e hemocultura, e iniciada nova antibioticoterapia, com meropenem associada a vancomicina, devido provável infecção pulmonar por gram-negativos. Resultado da hemocultura demonstrou infecção por Rhizobium radiobacter sensível à ceftriaxona. Foi, então, suspenso o esquema anterior e iniciado ceftriaxona em monoterapia até a melhora clínica, com subsequente alta hospitalar do paciente.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusões/Considerações Finais: Em suma, relata-se um caso de infecção por Rhizobium radiobacter, que apresenta sensibilidade para cefalosporinas de 3ª geração. O mecanismo de aquisição da infecção não está bem definido, apesar do microrganismo ser encontrado no solo. Assim, este caso instiga a busca por novos meios de contaminação e possíveis esquemas de antibioticoterapia.

Palavras Chave

Rizobium radiobacter, Infecção, Antibioticoterapia

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

ESTEFANE RIBEIRO MELO, RAQUEL TRAVASSOS OLIVEIRA, JOÃO MARCELO ALVES XAVIER BARBOSA, ERYCLAUDIA CHRYSTIAN BRASILEIRO AGRIPINO, THIAGO CÉSAR SANTANA JORQUEIRA