Dados do Trabalho


Título

ADENOCARCINOMA DE PULMAO EM PACIENTE JOVEM NAO FUMANTE, DESAFIO DIAGNOSTICO: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

O câncer de pulmão é um dos tipos de câncer com maior incidência e uma das principais causas de mortalidade por câncer no Brasil. A demora no diagnóstico de câncer em geral e, em particular, de câncer de pulmão é um dos principais desafios enfrentados no Brasil, principalmente quando dissociados de indivíduos fumantes. A grande quantidade de diagnósticos diferenciais que envolvem essa doença torna comum desfechos desfavoráveis. Portanto, incluir o câncer de pulmão como possibilidade em jovens hígidos e não fumantes é um desafio necessário.

Objetivos

Relatar o caso de uma paciente jovem, hígida e não fumante, portadora adenocarcinoma de pulmão estágio IV após sete meses de investigação.

Delineamento e Métodos

Relato de caso

Resultados

Jovem, 29 anos, não fumante, sem história de doenças prévias, com quadro de tosse, dispneia aos médios esforços e dor torácica pleurítica bilateral há 7 meses. Realizada tomografia de tórax com resultado sugestivo de tuberculose (TB), broncoscopia em junho/22, com resultado inconclusivo e teste de escarro para TB, negativo. Realizado dois ciclos de antibioticoterapia e tratamento empírico para tuberculose. Dez dias após início do tratamento apresenta piora clínica, necessitando de internação em julho/22, realizada biópsia pulmonar com diagnóstico de adenocarcinoma com padrões acinar e micropapilar multifocal. Paciente evolui com piora clínica importante após a realização da biópsia, com piora no padrão respiratório e necessidade de amplo espectro de antibióticos. Iniciado quimioterapia com cisplatina e pemetrexede além de corticoideterapia, evolui com insuficiência respiratória aguda 48 horas após, com necessidade de ventilação mecânica invasiva. Paciente evolui a óbito no dia seguinte.

Conclusões/Considerações Finais

O câncer de pulmão em pacientes jovens, não fumantes e sem comorbidades representa um desafio diagnóstico, muitas vezes confundido com outros diagnósticos mais frequentes, como a tuberculose. Por isso, o caso relatado traz à luz a importância de estabelecer o câncer de pulmão como hipótese diagnóstica e evidencia que, quando a suspeita é estabelecida, a terapêutica pode ser iniciada em tempo hábil, afim de evitar desfechos trágicos como descrito neste caso.

Palavras Chave

Neoplasia pulmonar, Adultos jovens, Não fumantes

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Materdei/Porto Dias - Pará - Brasil

Autores

JAMYLE BALLA DA SILVA, PAULA PIRES TEXEIRA DE MIRANDA, ROMULO SIMAO NINA DE AZEVEDO, JESSICA ESTORQUE FARIAS, RENATA CRISTINA DOS SANTOS OLIVEIRA