Dados do Trabalho


Título

TAMPONAMENTO CARDIACO COMO APRESENTAÇAO INICIAL DE LUPUS ERITEMATOSO SISTEMICO

Fundamentação teórica/Introdução

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença do tecido conectivo, de origem autoimune, caracterizada por reações inflamatórias em diversos órgãos e sistemas. O tamponamento cardíaco é raro, sendo poucos casos na literatura relatados como forma de manifestação inicial da doença.

Objetivos

Relatar o caso de um paciente portadora de lúpus eritematoso sistêmico cujo tamponamento cardíaco foi a manifestação inicial da doença.

Delineamento e Métodos

As informações presentes neste estudo foram adquiridas através da análise do histórico médico, entrevista realizada com o paciente, registro fotográfico dos procedimentos diagnósticos aos quais o paciente foi submetido e revisão de fontes bibliográficas.

Resultados

Mulher, 60 anos, com diagnóstico prévio de Hipertensão Arterial Sistêmica e Miocardiopatia Isquêmica admitida em ambiente de Pronto Atendimento com quadro de dor torácica ventilatório dependente, dispneia classe funcional III e tosse seca há 3 meses de evolução, com piora nas últimas 48 horas. Ao exame físico, apresentava hipofonese de bulhas e hipotensão arterial. Eletrocardiograma (Figura 1) evidenciava taquicardia sinusal e complexos de baixa voltagem. Realizado ecocardiograma ( Figura 2) que evidenciou derrame pericárdico com sinais de repercussão hemodinâmica. Encaminhado ao centro cirúrgico para drenagem de Marfan com saída de 300 ml de líquido amarelo citrino. Na investigação, exames laboratoriais demonstravam: FAN reagente com padrão pontilhado fino 1:1280, bicitopenia (anemia e leucopenia), anti-DNA positivo, proteinúria 24h 800 mg/dl, C3 e C4 reduzidos. Logo, confirmou-se o diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico, com realização de pulsoterapia com Metilprednisolona 1g/dia por 3 dias, Ciclofosfamida 1g endovenosa, recebendo alta com prednisona 60mg/dia e encaminhada para seguimento reumatológico.

Conclusões/Considerações Finais

O lúpus eritematoso sistêmico pode acometer o coração, sendo o envolvimento pericárdico o mais prevalente. A paciente do caso apresentava quadro de dor ventilatório dependente, inicialmente, podendo caracterizar um quadro de pericardite lúpica. O quadro foi evoluindo, levando ao derrame pericárdico com tamponamento (relatos em literatura de tamponamento como apresentação inicial ocorre em menos de 2% dos casos, sendo muito raro). O tratamento imediato de tamponamento cardíaco é a drenagem. Todo derrame pericárdico é imperativo investigar a sua etiologia. No caso, o tratamento específico foi instituído e a paciente evoluiu com desfecho favorável.

Palavras Chave

Lúpus eritematoso sistêmico; Tamponamento Cardíaco

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

ADRIANE MENEZES DE MEDEIROS, MARIANE HIGA SHINZATO, AMANDA VANESSA DEMARCHI, MATHIAS ANTONIO HARUNO DE VILHENA, ANDRESSA HIGA SHINZATO