Dados do Trabalho


Título

ALTERNATIVAS TERAPEUTICAS A HEMOTRANSFUSAO EM PACIENTES TESTEMUNHAS DE JEOVA: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

Pacientes Testemunhas de Jeová tem como parte de sua crença a impossibilidade de receber transfusões de hemoderivados. Para que se possa oferecer o melhor cuidado a estes pacientes e ainda sim prezar por sua autonomia, é necessário compreender opções terapêuticas a transfusões sanguíneas.

Objetivos

Elucidar opções alternativas à hemotransfusão em pacientes que não podem receber hemoderivados.

Delineamento e Métodos

Relato de Caso

Resultados

Relato de Caso: Paciente feminina, Testemunha de Jeová, 72 anos, previamente hipertensa, buscou emergência devido a quadro de cefaleia há 2 semanas - acompanhada de alteração de marcha e tonturas, trazendo ressonância magnética externa evidenciando lesão expansiva em lobo frontal direito. Durante avaliação diagnóstica, identificou-se massa em lobo superior do pulmão esquerdo via tomografia computadorizada (TC) de tórax - suspeita de malignidade. Paciente foi submetida a biópsia por punção guiada por TC, tendo no mesmo dia apresentado queda da própria altura e evoluindo com fratura de colo e fêmur à direita com indicação de artroplastia total de quadril (ATQ). A paciente evoluiu com diversas complicações clínicas - dentre elas pneumotórax tardio ä punção, sepse de fo urinário, trombose venosa profunda de membro inferior esquerdo e trombocitopenia induzida por heparina - e,apesar de não ser anêmica no momento da internação - hemoglobina (Hb) da chegada de 15,3 mg/dl -, a deterioração do estado clínico combinada com coleta frequente de exames laboratoriais culminou em anemia de etiologia multifatorial (Hb 8,7 mg/dl) e postergação da ATQ. Desta forma, tornou-se necessário a avaliação de medidas alternativas à hemotransfusão para que paciente pudesse realizar ATQ com segurança e apresentar melhor desfecho. Devido a anemia e plaquetopenia, a realização de autotransfusão se tornou inviável, tendo-se optado pela realização de hemodiluição no intra-operatório e uso de cell saver. A paciente teve um bom desfecho no pós-operatório, tendo recebido alta em bom estado geral com Hb de 7,8 mg/dl recebendo eritropoetina e sulfato ferroso.

Conclusões/Considerações Finais

Alternativas a hemotransfusão heteróloga incluem autotransfusão, hemodiluição intra-operatória, medicações mielo-estimulantes, recuperação intra-operatória de sangue e uso de carreadores artificiais de oxigênio. Estas alternativas devem ser exploradas em pacientes que não podem receber hemoderivados ou nos quais poupar transfusões possa ter efeito benéfico (ex. Transplantados, politransfundidos).

Palavras Chave

Hemotransfusão, Testemunha de Jeová, Artroplastia Total de Quadril

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

LAURA DA SILVA ALVES, IZZA BÁRBARA RIBEIRO CARDOSO, NATÁLIA DIEL LISBOA, GIULIA GOULART, GIOVANA GOULART