Dados do Trabalho


Título

O PAPEL DO MEDICO CLINICO NA CENTRALIZAÇAO DE CUIDADOS A SAUDE

Fundamentação teórica/Introdução

A gestão do sistema de saúde brasileiro provou-se ineficaz, com morosidade de acesso a nível de saúde pública e com balanços negativos apresentados pelas operadoras de saúde privada. A solução para utilização ótima de recursos depende, diretamente, da figura integradora do médico clínico e do seu acompanhamento longitudinal.

Objetivos

Pretende-se evidenciar a importância do médico clínico como centralizador do cuidado dos pacientes, integrando os diversos níveis de atenção à saúde e garantindo o tratamento mais adequado ao caso.

Delineamento e Métodos

Relato de caso retrospectivo e observacional descritivo.

Resultados

T.S.B.; feminino; 90 anos; há 02 meses apresentando máculas hiperemiadas com progressão a vesículas, úlceras e crostas em tronco e membros, dolorosas e pruriginosas. Aventadas hipóteses diagnósticas de: eritema nodoso; eritema multiforme; e PLECT (paracoccidioidomicose, leishmaniose tegumentar, esporotricose, cromomicose e tuberculose cutânea). As lesões foram biopsiadas e proposto seguimento em Unidade Básica de Saúde.

Após dois meses, a paciente foi internada por rebaixamento do sensório e importante disseminação das lesões - agora com fundo necrótico e odor fétido, acometendo também face e cavidades nasal e oral. Relatado uso de clavulin, itraconazol e miconazol para tratamento empírico, ignorada, até então, o resultado das biópsias previamente realizadas.

Foi então cobrado o resultado da aludida biópsia - Complexo Spothix schenckii positivo -, diagnosticando-se, assim, esporotricose disseminada com provável acometimento neurológico. Prescrito piperacilina tazobactam e anfotericina B lipossomal. Dado o atraso no início do tratamento adequado, paciente evoluiu a óbito por sepse de foco cutâneo.

Conclusões/Considerações Finais

A ausência de um médico clínico centralizador do cuidado da paciente levou ao atraso do diagnóstico, a partir da fragmentação estrutural do serviço de saúde brasileiro. Observa-se que o procedimento adequado para os fins pretendidos foi realizado (biopsia), deficitária apenas a sua continuidade lógica (checar o resultado anatomopatológico).

Palavras Chave

Clínicos Gerais. Medicina integrativa. Assistência Hospitalar.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdades Unidades do Norte Minas - FUNORTE - Minas Gerais - Brasil, Hospital Metropolitano Doutor Célio de Castro - Minas Gerais - Brasil

Autores

RAQUEL FERNANDES DE BARROS, MARIANA DE BARROS DUARTE, ALISSON PEREIRA LEOCADIO, OTAVIO FONSECA RODRIGUES, ANNA CAROLINA DE ALMEIDA MENDES