Dados do Trabalho


Título

CARACTERISTICAS E DESFECHOS DO CANCER DE PULMAO: ESTUDO DE 78 CASOS NO ANO DE 2022 EM HOSPITAL GERAL DA GRANDE FLORIANOPOLIS.

Fundamentação teórica/Introdução

Introdução: O câncer de pulmão é uma das principais causas de morbimortalidade no mundo. O diagnóstico precoce é essencial para melhorar as taxas de sobrevida e desenvolver estratégias de tratamento mais eficazes. A broncoscopia é uma ferramenta diagnóstica e terapêutica importante para os pacientes com suspeita de câncer de pulmão.

Objetivos

Objetivos: Este estudo teve como objetivo analisar as características clínicas, métodos diagnósticos, tipos celulares, ressecabilidade e sintomas predominantes em pacientes com câncer de pulmão submetidos a broncoscopia no ano de 2022.

Delineamento e Métodos

Métodos: Foi realizado um estudo retrospectivo em 78 pacientes com câncer de pulmão que foram submetidos a broncoscopia como parte de sua avaliação diagnóstica. Foram coletados dados clínicos, demográficos e patológicos dos prontuários médicos, incluindo idade, sexo, uso de broncoscopia, localização das lesões pulmonares, tipo celular, ressecabilidade, sintomas predominantes, histórico de tabagismo e diagnóstico prévio de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). A Análise foi retrospectiva utilizando prontuário eletrônico (Micromed).

Resultados

Resultados: Dos 78 pacientes incluídos no estudo, houve um predomínio do sexo masculino (45 pacientes). A broncoscopia foi utilizada em 56 casos como parte da investigação diagnóstica. A localização mais frequente das lesões foi no pulmão direito, lobo superior. O tipo celular mais comum encontrado foi o adenocarcinoma, presente em 60% dos casos. Notavelmente, a maioria dos tumores (88%) era considerada irressecável no momento do diagnóstico. A tosse foi o sintoma predominante relatado pelos pacientes e esteve presente em uma grande proporção dos casos. Além disso, 92% dos pacientes eram tabagistas e 70% possuíam diagnóstico prévio de DPOC.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusões: O presente estudo destacou a importância da broncoscopia como uma ferramenta diagnóstica valiosa no câncer de pulmão, uma vez que foi utilizada em mais da metade dos casos investigados. O predomínio de adenocarcinomas está em consonância com a tendência observada nas últimas décadas, enfatizando a relevância de estratégias de rastreamento eficazes. Além disso, a alta taxa de tumores irressecáveis ressalta a necessidade de abordagens terapêuticas mais avançadas para melhorar os desfechos desses pacientes. A associação entre tosse, tabagismo e DPOC reitera a importância da identificação precoce de pacientes de alto risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão.

Palavras Chave

Câncer de pulmão; Broncoscopia; Diagnóstico

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Regional de São José Dr. Homero de Miranda Gomes - Santa Catarina - Brasil, Universidade do Sul de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

MARIA EDUARDA SALGADO, MARIA FERNANDA SCARDUELLI CECHINEL , MARIANA MATOS MAYER , TIAGO SPIAZZI BOTTEGA