Dados do Trabalho


Título

PERFIL DOS PACIENTES DO SISTEMA UNICO DE SAUDE COM QUEIXA DE DOR ABDOMINAL E PELVICA NO ESTADO DO TOCANTINS DO ANO DE 2020 A 2022

Fundamentação teórica/Introdução

A dor abdominal é um sintoma semiológico muito comum no pronto atendimento e que pode significar diversos processos patológicos. Entretanto, percebe-se que cada um desses processos possuem caráter semiológicos específicos que devem ser analisados com rigor.

Objetivos

O presente estudo objetivou analisar o perfil dos pacientes que dão entrada no atendimento médico do Sistema Único de Saúde (SUS) com queixa de dor abdominal e pélvica nos anos de 2018 a 2022 no Estado do Tocantins.

Delineamento e Métodos

Este é um estudo epidemiológico transversal, quantitativo e descritivo baseado em dados do Sistema de Informações Hospitalares do DATASUS. O período de análise foi de 2018 a 2022, e as variáveis consideradas foram número total de casos, sexo, faixa etária e cor/etnia. A análise dos dados foi realizada no Microsoft Excel 2019, versão 2302.

Resultados

Foram registrados 713 casos, sendo 54,42% do sexo masculino e 99,30%, atendida em caráter de urgência. Quanto à faixa etária, 21,6% dos casos foram em pacientes com até 19 anos, 38,85% na faixa etária de 20 a 49 anos e 39,55% em pacientes com 50 anos ou mais. Em relação à cor/etnia, a maioria, 87,66%, era de pacientes pardos, seguidos por 4,2% brancos, 3,22% amarelos, 2,94% pretos e 1,22% indígenas.

Conclusões/Considerações Finais

A dor abdominal e pélvica são queixas comuns no atendimento médico de urgência e emergência, com isso, este estudo analisou o perfil de pacientes que buscaram atendimento médico no SUS no Tocantins entre 2018 e 2022 com queixas de dor abdominal e pélvica. A maioria dos casos foi atendido em caráter de urgência, e a faixa etária mais afetada foi entre 20 e 49 anos. Houve predominância de pacientes pardos, seguidos por brancos, amarelos, pretos e indígenas. Essas informações destacam a importância de considerar aspectos socioculturais no estudo dessas queixas e podem auxiliar na melhoria da assistência em saúde. Os profissionais de saúde devem estar cientes dos grupos populacionais mais afetados para abordagens direcionadas já que o conhecimento sobre o perfil dos pacientes que procuram atendimento médico com essa queixa pode auxiliar na melhoria da assistência em saúde, permitindo uma abordagem mais direcionada e eficaz.

Palavras Chave

Dor abdominal; Dor pélvica; Aspectos socioculturais.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

FERLIANE MARQUES DE OLIVEIRA, NAYANNE HARDY LIMA PONTES, RAYSA PEREIRA DE SOUSA BARROS, AYLA CRISTINA DUARTE NEIVA, GIOVANA ROCHA GUIDA