Dados do Trabalho


Título

O perfil epidemiológico da taxa de óbito de Úlcera Gástrica e Duodenal por faixa etária e sexo no Brasil.

Fundamentação teórica/Introdução

A úlcera péptica gastroduodenal é definida como uma doença causada pela reação inflamatória e lesão necrosante da mucosa e da submucosa do trato gastrointestinal, dano causado devido à ação de diversos fatores patogênicos, tais como a bactéria helicobacter pylori que está fortemente associada a gênese deste agravo que pode ser considerado um importante problema de saúde pública no Brasil, devido aos sintomas subjetivos e suas complicações severas, tais como a úlcera perfurada.

Objetivos

O estudo visa analisar a taxa de óbito por Úlcera Gástrica e Duodenal por faixa etária e sexo, em relação ao número de internações no período de janeiro 2008 a abril de 2023.

Delineamento e Métodos

Estudo descritivo, transversal da taxa de óbito por Úlcera Gástrica e Duodenal a partir de dados registrados no DATASUS, no mês de janeiro de 2008 até o mês de abril de 2023. Foram selecionadas as variáveis faixa etária 1, com as categorias: Menor de 1 ano até 80 anos e mais/ sexo (linha), capítulo CID-10 selecionado úlcera gástrica e duodenal (coluna), internações e óbitos (conteúdo).

Resultados

O número de óbitos por úlcera gástrica e duodenal no Brasil de janeiro de 2008 a abril de 2023 totalizou 16.243 casos, correspondendo a aproximadamente 8,25% das internações totais nesse período, que foram 196.675 casos. Vale ressaltar que a maior prevalência ocorreu na faixa etária 60 a 69 anos, com um total de 3.870 (23,8%), e a menor prevalência na faixa etária de 5 a 9 anos, com um total de 8 casos (0,04%). Observou-se também que o sexo masculino teve maior número em relação ao sexo feminino, tanto na taxa de internação (123.752 casos) quanto na taxa de óbito (10.157casos), sendo a última de aproximadamente 62,5% do total de óbitos.

Conclusões/Considerações Finais

No presente estudo, fica evidente que a taxa de óbito por úlcera gástrica e duodenal correspondeu a uma pequena parcela (8,25%) do total de internações, no entanto, o resultado poderia ser menor, principalmente na faixa etária de 60 a 69 anos que apresentou aproximadamente 24% dos casos. Além disso, o sexo masculino mostrou-se consideravelmente elevado em comparação ao sexo feminino, representando mais que 50% do total de óbitos, dessa maneira, é necessário um incentivo a políticas públicas de promoção e prevenção à saúde, principalmente, para os mais idosos do sexo masculino.

Palavras Chave

Úlcera gástrica, úlcera duodenal, óbito, internação

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

MARIA CLARA AREA LEAO MARTINS, EVELYN BORGES DA SILVA , ISIS BATISTA DE OLIVEIRA, MANUELLE PINTO SOTERO, MARIA EDUARDA MONTEIRO PEREIRA