Dados do Trabalho


Título

EMPIEMA NECESSITATIS DE DIFICIL TRATAMENTO EM PACIENTE ETILISTA CRONICO: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

Empiema necessitatis é uma complicação rara em que a infecção se espalha através da pleura parietal para fora do espaço pleural para envolver os tecidos moles da parede torácica.¹,² Tende a ocorrer devido à virulência do organismo e pode ser facilitada por cirurgia torácica prévia ou trauma. As causas mais comuns são infecções por micobactérias, estreptococos e estafilococos.³

Objetivos

Descrever o caso de um paciente que desenvolveu quadro de cisto mediastinal e derrame pleural com presença de empiema necessitatis, de difícil manejo terapêutico.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um relato de caso com dados obtidos por meio de revisão do prontuário.

Resultados

Paciente masculino, 55 anos, internado com fins de desintoxicação alcoólica, evoluiu com quadro de sepse de foco abdominal. Nesse contexto, foi realizada tomografia que evidenciou cisto mediastinal e derrame pleural à esquerda. Optado por abordagem via videotoracoscopia, sendo submetido a ressecção de tumoração de mediastino, decorticação pulmonar, pleurectomia e toracoscopia a esquerda com drenagem e passagem de dreno torácico e pigtail, procedimento sem intercorrências. Evoluiu clinicamente estável, apto a alta hospitalar. Entretanto, retorna ao serviço dois meses após devido a presença de tumoração em topografia de dreno torácico, com presença de derrame pleural à esquerda e conteúdo líquido (1500ml) em parede torácica, visualizado por ultrassonografia, além de apresentar múltiplos episódios de reinfecção local. Foi contraindicada nova abordagem torácica em razão da dificuldade em abordagem anterior por equipe cirúrgica. Decidido, mesmo com baciloscopia negativa e estudo de líquido pleural com bacterioscopia negativa para mycobacterium tuberculosis, por iniciar terapia empírica para tuberculose devido a empiema encistado de repetição associado a espondilodiscite em D11 e adenosina deaminase aumentada. Além de drenagem via percutânea com colocação de dreno pigtail. Paciente apresentou, nos quatro meses subsequentes ao início de terapia empírica, três episódios de recoleção de material líquido no dreno, sendo internado e submetido a reposicionamento de dreno, além de antibioticoterapia.

Conclusões/Considerações Finais

O empiema necessitatis é uma complicação geralmente associada à infecção, principalmente tuberculose. O diagnóstico oportuno e tratamento adequado são importantes para reduzir sua morbimortalidade, por isso a necessidade de ser incluída no diagnóstico diferencial das complicações de infecções pulmonares.

Palavras Chave

Derrame pleural; empiema; tuberculose pulmonar.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

MARIA EDUARDA CAVALCANTI ACCIOLY, TAFAEL MENEZES BARROS, LAÍS NÓBREGA VIEIRA, BÁRBARA LETTÍCIA DA SILVA BASTOS, TÁCIO SALAME HERSZENHORN