Dados do Trabalho


Título

COLITE MICROSCOPICA: RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A colite microscópica é uma doença inflamatória do cólon que se manifesta por diarréia não sanguinolenta, dor abdominal e perda de peso, com sua maior prevalência em mulheres idosas. O paciente tipicamente tem colonoscopia normal com alterações histológicas características da doença.

Objetivos

Relatar o diagnóstico de colite microscópica em paciente de meia idade do sexo feminino.

Delineamento e Métodos

Por meio desse relato de caso único será descrito a história clínica, exames realizados, diagnóstico, tratamento e desfecho da paciente.

Resultados

Paciente feminina, 47 anos, portadora de transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do pânico, osteoporose e menopausa precoce, sem acompanhamento médico regular, com historia prévia de gastroplastia redutora por bypass gástrico em 2018. Negava uso de medicação, tabagismo e etilismo. A paciente procurou atendimento para investigação de um quadro de evacuações diarreicas não sanguinolenta (3 a 4 evacuações ao dia) e dor abdominal com inicio há 8 meses. Negava perda de peso. Exame físico sem alterações.
Foram solicitados hemograma, proteína C reativa sérica, ferritina, TSH, endoscopia digestiva alta com teste da urease e teste do hidrogênio expirado com lactulose, os quais apresentaram laudos normais. Solicitado calprotectina fecal com resultado de 401 ug/g. Colonoscopia com biópsias seriadas evidenciou laudo normal, porém com biópsias demonstrando linfocitose com presença de até 33 linfócitos intraepiteliais/100 enterócitos, compatível com o diagnóstico de colite microscópica linfocítica. Foi oferecido tratamento com budesonida MMX 9mg ao dia, no entanto, por questões pessoais e financeiras, decidiu-se o início de mesalazina 2,5g ao dia. Após 4 semanas de tratamento, a paciente retornou com importante melhora clínica, com alivio da dor abdominal e normalização do ritmo intestinal e dosagem da calprotectina fecal 44 ug/g. Assim, foi optado em manter a medicação com consulta agenda para as próximas semanas para avaliação de suspensão da medicação.

Conclusões/Considerações Finais

A mesalazina foi eficaz para o tratamento de colite microscópica nesta paciente e pode ser uma alternativa terapêutica ao uso de corticoesteroides.

Palavras Chave

Colite microscópica; mesalazina.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

UNISUL - Santa Catarina - Brasil

Autores

CELIA ISABELLE LOPES DOS SANTOS, GIULIA SANCHES MOURA, FERNANDA GOMES MORAES, CÉSAR LAZZAROTTO