Dados do Trabalho


Título

RASTREIO DE SINDROMES DEMENCIAIS EM IDOSOS: ANALISE QUANTITATIVA EM ITUMBIARA-GO.

Fundamentação teórica/Introdução

Síndromes demenciais(SD) apresentam um enorme desafio para saúde pública, sua natureza multifatorial dificultando, o diagnóstico e a conduta terapêutica. A demência caracteriza-se por um decréscimo cognitivo comparado à cognição prévia do indivíduo, sendo uma degeneração crônica e, geralmente, irreversível. A avaliação neuropsicológica é uma abordagem que tem como objetivos compreender, descrever e avaliar como o funcionamento cerebral de um paciente influencia suas capacidades cognitivas como memória, atenção, concentração, raciocínio. O teste 10 CS, e realizado pela combinação de subtestes que avaliam orientação, recordação de palavra e fluência verbal, formando um instrumento eficiente no rastreio de demência e aceitável para o rastreio de qualquer comprometimento cognitivo.

Objetivos

Levantamento populacional da incidência de SD da população ESFs de Itumbiara-GO.

Delineamento e Métodos

Estudo transversal, qualitativa, exploratório, descritivo, realizado nas ESFs 08/17/21, por meio da aplicação teste 10-CS. A mostra 326 idosos, os parâmetros utilizados: nível de confiança 95% e precisão 5%. A seleção de forma aleatória: consulta e visita domiciliar, aprovado pelo CEP 466/2012.

Resultados

As idades dos pacientes foi 60 a 90 anos, com média 71 anos, sendo 62% feminino e 38% masculino. Sobre a escolaridade 6% analfabetos, 94% com algum grau de escolaridade. Quando questionado o ano em que estamos 83,1% responderam, ao perguntar sobre o mês, 89% souberam e por último o dia, 72% responderam, com isso observa-se a orientação dos pacientes. Foi solicitado que memorizasse 3 palavras que seria solicitado no final da entrevista, para verificar o aprendizado. A seguir solicitamos que os pacientes falassem o maior número de animais durante um minuto, neste quesito pontuava de 0 a 4 ponto, sendo 0 pontos (0-5 animais) 5,2%, 1 ponto (6-8 animais) 27,2%, 2 pontos (9-11 animais) 19%, 3 pontos (12-14 animais) 38,2% e 4 pontos (>15 animais) 9,8%, com isso identificamos a fluência verbal. Na evocação foi solicitado que repetisse as 3 palavras, 40% lembraram das 3 palavras, 2 palavras 42,4% e 1 das palavras 55,9%. E para nota final, ajuste de escolaridade. Assim concluímos que 40% está dentro dos limites da normalidade e 60% com comprometimento demencial, sendo possível comprometimento cognitivo (CP) 37,2%, e 22,5% provável CP.

Conclusões/Considerações Finais

Ressaltamos que a identificação precoce das SD é primordial para traçar estratégias de saúde pública para prevenção, uma vez que 60% da população idosa de Itumbiara tem possível/provável CP.

Palavras Chave

Idosos; Demências; Síndromes demenciais; Rastreamento.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

AMABILLE DELLALIBERA SIMOES, CYNTHIA MORAES ALVIM, LUCAS MENEZES SILVEIRA, ALVARO NUNES MACHADO, ROBSON FLORENTINO AZEVEDO