Dados do Trabalho


Título

INCIDÊNCIA DE CANDIDÍASE UROGENITAL EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE HOSPITAL DE REFERÊNCIA DO SUDOESTE DA BAHIA.

Fundamentação teórica/Introdução

A candidíase urogenital (candidúria) é a infecção do trato urogenital por fungos do gênero Candida, corroborada por urinocultura positiva. Tem maior incidência em Unidades de Terapia Intensiva e está relacionada a fatores de risco bem conhecidos. Pode ter como complicação a disseminação hematogênica do fungo (septicemia por Candida ou candidemia).

Objetivos

Determinar a presença da candidúria em hospital geral e de referencia, em pacientes hospitalizados em unidade de terapia intensiva.

Delineamento e Métodos

O presente estudo analisou dados referentes à infecção hospitalar por Candida em Hospital de Referência de Vitória da Conquista (BA) dos anos de 2015 a agosto de 2019, em todas as Unidades de Terapia Intensiva do campo de pesquisa. Tais dados foram cedidos pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do mesmo.

Resultados

No concernente aos meses do ano e localização, merece destaque o mês de julho e a UTI 2. As septicemias se reduziram até o último mês de 2019 estudado: em 2015 houve quatro casos; em 2016, três casos; 2017 e 2018 tiveram dois casos cada; e até agosto de 2019, não havia casos registrados. Merece destaque aqui a UTI pediátrica e ausência de sazonalidade. A infecção total por espécies de Candida não-albicans também aumentou. Não foi feita análise de fatores de risco e sociodemográficos que influenciam o prognóstico da doença, bem como se houve eficácia do tratamento, pois as planilhas utilizadas na pesquisa não continham tais dados.

Conclusões/Considerações Finais

Reitera-se importância da continuidade da coleta e análise desses dados, bem como sua divulgação e realização de estudos futuros que permitam maior compreensão da história clínica dos pacientes com essas infecções.

Palavras Chave

Candidíase Urogenital. Septicemia por Candida. Unidade de Terapia Intensiva.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

EDIANE SILVEIRA CASTRO, JOÃO GUILHERME NEVES LIMA, CAROLINA PALMEIRA TEIXEIRA MARTINS, CLÉZIO FIGUEIREDO MARTINS