Dados do Trabalho


Título

ISQUEMIA MESENTERICA POR OCLUSAO TROMBO-EMBOLICA DA ARTERIA MESENTERICA SUPERIOR: RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A isquemia mesentérica aguda oclusiva desenvolve-se em minutos a horas devido à oclusão súbita das artérias que suprem o intestino, levando a perfusão deficiente. A artéria mesentérica superior é a mais acometida, seguida do tronco celíaco e da artéria mesentérica inferior, respectivamente. Embolia e trombose figuram como as principais causas. Apesar de terapias imediatas, como cirurgia e terapia endovascular, 70 a 90 % dos pacientes acometidos por isquemia mesentérica aguda oclusiva evoluem para óbito.

Objetivos

O objetivo deste estudo foi apresentar um caso de isquemia mesentérica em paciente com oclusão trombo-embólica da artéria mesentérica superior.

Delineamento e Métodos

Relato de caso.

Resultados

Uma paciente do sexo feminino, idosa frágil de 89 anos, obesa, foi admitida no serviço de emergência de um hospital no noroeste do estado do Paraná, apresentando dor súbita de forte intensidade no membro superior esquerdo com duração de oito horas, associada a formigamento do membro. Posteriormente, ela desenvolveu dor abdominal difusa de forte intensidade. Além disso, a paciente tinha histórico de hipertensão arterial sistêmica, fibrilação atrial sem anticoagulação, diabetes mellitus, infarto agudo do miocárdio anterior e cateterismo. Ela estava em tratamento contínuo com linagliptina, losartana e amiodarona. No exame físico, a paciente apresentava dispneia, ausência de pulso palpável, palidez e hipotermia no membro superior esquerdo, além de dor difusa ao toque no abdome. Diante da suspeita de oclusão arterial, ela foi encaminhada para avaliação cirúrgica vascular. Uma angiotomografia computadorizada do abdome com estudo dinâmico da aorta abdominal foi solicitada, e o resultado revelou oclusão tromboembólica da artéria mesentérica superior. A paciente foi encaminhada para o centro cirúrgico, onde foi submetida a uma laparotomia exploratória e tromboembolectomia da artéria mesentérica superior. Infelizmente, durante o procedimento, a paciente evoluiu para óbito.

Conclusões/Considerações Finais

A interrupção do fluxo sanguíneo no mesentério pode levar à isquemia e necrose intestinal, o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. Na isquemia mesentérica aguda oclusiva, a cirurgia permanece como método de tratamento padrão, contudo o prognóstico ainda é reservado.

Palavras Chave

Artéria mesentérica superior. Embolia. Isquemia mesentérica aguda. Trombose.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

WYLLIAN DE OLIVEIRA SANTOS, MONICA MICHELI ALEXANDRE, JULIANA CAMILA MARTINS, JENIFFER MONICA BYLAARDT, PABLO ALVAREZ AUTH