Dados do Trabalho


Título

LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO E HIPOTIREOIDISMO INDUZINDO APLASIA MEDULAR EM PACIENTE JOVEM: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

Aplasia medular é caracterizada por anemia severa normocítica e normocrômica com reticulopenia, frequentemente relacionada a disfunções imunológicas. Objetivos: Expor quadro clínico que envolve associação entre Lupus Eritematoso Sistêmico (LES), hipotireoidismo e aplasia medular em paciente jovem.

Objetivos

Expor quadro clínico que envolve associação entre Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), hipotireoidismo e aplasia medular em paciente jovem.

Delineamento e Métodos

Relato de caso.

Resultados

Homem, 31 anos, trabalhava com inalação de produtos tóxicos por 23 anos sem equipamento de proteção individual, ex-tabagista, nega demais comorbidades prévias e uso de medicação. Admitido em hospital terciário com queixa de dispneia aos esforços há 3 semanas e piora progressiva, evoluindo com pancitopenia, neutropenia febril e necessidade de transfusão de um concentrado de hemácias. Ao exame físico, petéquias em membro superior direito e descamação e espessamento em superfície extensora de mãos e cotovelos. Exames complementares indicaram hipotireoidismo com TSH elevado e T4 livre suprimido, presença de nódulo tireoidiano à direita classificado como TIRADS 4 além de derrame pericárdico, plaquetopenia, leucopenia, proteinúria de 1,251mg/dia, Coombs positivo, FAN indeterminado 1/80 padrão nuclear pontilhado, eletroforese de proteínas com hipergama policlonal 1,52, sugerindo LES. Realizado punção de medula óssea diagnóstica pela hipótese de aplasia medular como repercussão do hipotireoidismo e confirmada. Nega sangramentos e adenomegalia. Escolha por pulsoterapia com falha de terapêutica por piora de quadro anêmico e epistaxe com plaquetopenia severa, sendo trocada para imunoglobulina humana 5g. Evoluiu com melhora clínica e alta hospitalar.

Conclusões/Considerações Finais

A associação da aplasia medular com LES e hipotireoidismo sugere uma disfunção no sistema de vigilância imunológico, permitindo a aparição da anemia, em concordância ao relato de caso apresentado. Entretanto, urge mais estudos que comprovem o levantamento.

Palavras Chave

Lúpus Eritematoso Sistêmico; Anemia Aplástica; Hipotireoidismo.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

HOSPITAL REGIONAL DO MATO GROSSO DO SUL (HRMS) - Mato Grosso do Sul - Brasil, HOSPITAL UNIVERSITÁRIO MARIA APARECIDA PEDROSIAN (HUMAP) - Mato Grosso do Sul - Brasil, SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAMPO GRANDE - MS - Mato Grosso do Sul - Brasil

Autores

MATHEUS GONÇALVES CHAVES, THAYNARA MARIA MARAN SOUZA, MYLENA DELAMARE ESPINDOLA, ISADHORA MARIA MARAN SOUZA