Dados do Trabalho


Título

CROMOMICOSE E SEUS POSSIVEIS DIAGNOSTICOS DIFERENCIAIS: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A cromomicose é uma micose sistêmica caracterizada por apresentar lesões polimórficas, podendo apresentar nódulos, úlceras, bolhas e placas verrucosas. O fungo geralmente penetra na pele através de uma lesão traumática, por isso que as lesões acometem predominantemente os membros inferiores. Sendo uma doença ocupacional, tendo alta incidência em trabalhadores rurais.

Objetivos

Relatar um caso clínico de cromomicose de acometimento cutâneo extenso.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um relato de caso de paciente com cromomicose acompanhado pelo Centro Integrado de Especialidades Médicas.

Resultados

Paciente do gênero masculino, 63 anos, trabalhador rural, comparece ao ambulatório de infectologia com lesão vegetante em joelho esquerdo sangrante, úlcera em pé direito e micro úlceras disseminadas pelo corpo. O paciente relata ter sido tratado por 6 vezes com glucantine para leishmaniose cutânea, sem melhora após uso das medicações. Dentre os diagnósticos diferenciais, poderíamos pensar além da leishmaniose cutânea, em cromomicose, paracoccidiodomicose, tuberculose cutânea e esporotricose. Foram solicitados exames laboratoriais e biópsia da lesão, e iniciado tratamento empírico com itraconazol 100 mg de 12 em 12 horas. A biópsia confirmou o diagnóstico de cromomicose, sendo orientado a continuidade do tratamento com itraconazol por 6 meses. O paciente retornou após 3 meses do início do tratamento, com redução expressiva da lesão vegetante em joelho esquerdo (ausência de sangramento e sinais flogísticos), fechamento total da úlcera em pé esquerdo e das micro úlceras.

Conclusões/Considerações Finais

O caso relatado é consistente com a epidemiologia da cromocicose, ocorrendo predominantemente em homens, que trabalham com campo e com lesões predominantemente em membros inferiores. Essa ainda é uma doença de difícil diagnóstico pela falta de acesso a exames para confirmação diagnóstica e por ter poucos estudos que mostram a incidência da doença em locais não endêmicos, o que pode contribuir para a dificuldade na conclusão da investigação diagnóstica.

Palavras Chave

Cromobastomicose. Diagnóstico diferencial. Micoses.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

heda - Piauí - Brasil

Autores

JORGE BATISTA ALVES DA PAZ, ALBA ANGÉLICA NUNES MOUTA, DAVI SÉRGIO DOS SANTOS PACÍFICO, AUGUSTO CÉSAR BELTRÃO DA SILVA, RENATA PAULA LIMA BELTRÃO