Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: SINDROME DE BEHÇET COM ACOMETIMENTO NEUROLOGICO E ULCERAS ORAIS EM PACIENTE PREVIAMENTE HIGIDO

Fundamentação teórica/Introdução

A Síndrome de Behçet (SB) é uma vasculite de fisiopatogênese desconhecida, que pode envolver vasos arteriais ou venosos de todos os calibres, caracterizada por atividade imune aberrante desencadeada pela exposição a um agente. Apesar da rara incidência é extremamente relevante pela variedade e gravidade de suas manifestações clínicas multissistêmicas.

Objetivos

O presente trabalho tem por objetivo apresentar um relato de caso de SB com sintomas neurológicos desencadeados em paciente após, explorando a apresentação clínica que podem dificultar o diagnóstico adequado do paciente.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um relato de caso, realizado por meio consulta de prontuário eletrônico, associado a revisão bibliográfica acerca do tema. Para tal, foram utilizadas as bases de dados Scielo e PubMed, entre os meses de maio e julho de 2023, incluindo artigos disponibilizados integralmente em inglês e português, publicados entre 2000 e 2022, que abordavam as temáticas propostas para esta pesquisa.

Resultados

Paciente V.H.B, 31 anos, masculino, previamente hígido, com quadro de hipertermia, cefaleia holocraniana, hiporexia, fadiga e perda ponderal de 6kg iniciado após quadro de amigdalite há 15 dias. Optado por internação e investigação propedêutica. Considerando hipótese diagnostica de Meningite, decidido início de antibioticoterapia empírica com Ceftriaxona. Evoluiu com odinofagia e surgimento de úlceras orais múltiplas e confluentes e pseudofoliculite em couro cabeludo. A análise liquórica evidenciou pleocitose moderada, obtidos resultados negativos nos demais exames (painel de meningite bacteriana, sorologias virais, hemoculturas). No painel reumatológico foi encontrado complemento sérico C3 com alteração discreta. Considerando a hipótese de meningite asséptica associado a SB, foi instituído terapêutica direcionada as queixas e órgãos afetados, e iniciado corticoterapia. Paciente apresentou evolução favorável com remissão dos sintomas neurológicos e lesões orais. Obteve alta com proposta de seguimento ambulatorial reumatológico.

Conclusões/Considerações Finais

A doença de Behçet pode apresentar-se com acometimento neurológico grave, e ainda não possui etiopatogenia e terapêutica definidas. Portanto são necessários mais estudos acerca desta patologia para melhor manejo de seus portadores e redução das exacerbações e possíveis complicações irreversíveis


Palavras Chave



Síndrome de Behçet; meningite asséptica; vasculite

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Felício Rocho - Minas Gerais - Brasil

Autores

GIULIA MACHADO CALDEIRA ARDISSON, PRISCILA DINIZ TEIXEIRA DE OLIVEIRA, ANA CAROLINA LOBATO SALDANHA, JULIANA BACHA CARNEIRO