Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: NEOPLASIA PSEUDOPAPILIFERA SOLIDA DE PANCREAS

Fundamentação teórica/Introdução

Introdução: A neoplasia pseudopapilífera sólida de pâncreas, também conhecida como tumor de Frantz, é uma condição extremamente rara, representando menos de 1% de todos os tumores pancreáticos. Geralmente acomete mulheres na faixa etária entre a segunda e a quarta década de vida, majoritariamente na população asiática. A maioria dos pacientes afetados são assintomáticos, com apenas uma minoria apresentando sintomas, sendo a dor abdominal difusa o mais comum deles. Comumente o tumor de Frantz é encontrado incidentalmente em exames de ultrassonografia (US), tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM), sendo esse utilizado para diagnóstico definitivo. O principal tratamento é a ressecção completa do tumor de Frantz e a técnica depende da sua localização.

Objetivos

Objetivo: Este artigo tem como objetivo relatar um caso de neoplasia sólida pseudopapilar do pâncreas, enfatizando o diagnóstico diferencial e descrevendo sua evolução, diagnóstico e tratamento. Dado que essa patologia é rara na prática clínica, busca-se contribuir para o conhecimento sobre o assunto.

Delineamento e Métodos

Metodologia: Trata-se de um estudo observacional e descritivo de um caso de neoplasia sólida pseudopapilar do pâncreas.

Resultados

Relato do caso: Paciente, sexo feminino, 28 anos, sem histórico médico relevante, assintomática, realizou ultrassom abdominal para check-up, identificando nódulos hepáticos benignos. TC revelou tumor sólido no pâncreas. RM confirmou tumor pseudopapilar. Submetida a mesopancreatectomia com complicações pós-operatórias, mas apresentou boa recuperação e alta no 11º dia. Detecção precoce foi crucial para tratamento adequado. A ressecção cirúrgica é o tratamento recomendado e mesmo os tumores de grandes dimensões possuem chances de curas consideráveis, se for possível obter margens cirúrgicas livres. Sabe-se que a ressecção tumoral completa é associada a longos períodos de sobrevida.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusão: A neoplasia pseudopapilífera sólida de pâncreas (tumor de Frantz), apesar de rara, deve ser considerada no diagnóstico diferencial de tumores de pâncreas, principalmente nos achados incidentalmente, já que o tratamento cirúrgico apresenta boas chances de cura mesmo em tumores de grandes dimensões. Estudos de casos como esse são importantes para aumentar a compreensão sobre essa rara neoplasia e contribuir para melhores estratégias de diagnóstico e tratamento.

Palavras Chave

Palavras chaves: “Neoplasia Pancreática”; Neoplasias Abdominais”; “Pâncreas”.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Regional de Blumenau - FURB - Santa Catarina - Brasil

Autores

LUISA DA SILVEIRA KLOPPEL, RINALDO DANESI PINTO, ANDRÉ FELIPE KROENKE, MARCELLE RIBEIRO DE CARVALHO, NATÁLIA SILVEIRA ZENI