Dados do Trabalho


Título

PSEUDOHIPERFOSFATEMIA NO DIAGNOSTICO DE MIELOMA MULTIPLO – UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A Pseudohiperfosfatemia é uma alteração laboratorial rara, que ocorre devido a interferência dos métodos analíticos pela interação do fósforo sérico com imunoglobulinas e lipideos séricos, além do aumento do fósforo em situações que causam hemólise.

Objetivos

Descrever um caso de Mieloma Multiplo cujo diagnóstico se baseou na pseudohiperfosfatemia

Delineamento e Métodos

Relato de caso

Resultados

Um paciente de 45 anos, do sexo masculino, apresentou quadro de síndrome pilórica e síndrome consumptiva, com náuseas e vômitos, sem possibilidade de progressão de sonda nasoenteral, solicitado avaliação para início de nutrição parenteral.
Nos exames para inicío de nutrição parenteral, foi identificado hiperfosfatemia e hipercalcemia (Fósforo 15,5 mg/dL e Calcio 7,10mg/dL). Realizado investigação do perfil de cálcio e fósforo do paciente com paratormônio e vitamina D dentro dos valores de referência. Iniciou-se investigação para doenças com pesudohiperfosfatemia e encontrado proteinograma com pico monoclonal em beta 2 e imunofixação compadrão monoclonal IgG/kappa. Solicitado avaliação de medula óssea onde foi encontrado plasmócitos em grande número e cristais de imunoglobulinas.
Diagnosticado assim para Mieloma Multiplo, solicitado pesquisa de proteína amiloide devido a associação com o mieloma e iniciado tratamento Bortezomibe e dexametasona.
Apresentamos um caso de Mieloma Multiplo cuja apresentação clínica diferia do que frequentemente vemos, o paciente apresentava queixas gástricas com dificuldade de alimentação, o que no final identificamos como um plasmocitoma gástrico que reduziu com o tratamento oncológico. Outra questão foi no acompanhamento do paciente, não encontramos alteração renal e anemia significativas que nos auxiliassem a pensar em mieloma.
E necessidade de avaliação dos íons nos mostrou alteração do Cálcio e do Fósforo, que foram os principais condutores da nossa investigação, levando a avaliação das causas de Hiperfosfatemia e assim, a solicitação de exames que firmaram o diagnóstico de Mieloma Multiplo.
O tratamento do paciente teve que ser direcionado devido as suas condições clínicas, encontrava-se no momento consumido pela doença e com necessidade de nutrição parenteral.

Conclusões/Considerações Finais

O caso ressalta a necessidade de avaliação do paciente com um todo, e a importância da investigação adequada das alterações iônicas no diagnóstico dos pacientes.

Palavras Chave

. Mieloma Multiplo; Hiperfosfatemia; Pseudohiperfosfatemia; Hipercalcemia

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil, Universidade Federal de Ciencias da Saude de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

IZZA BARBARA RIBEIRO CARDOSO, LAURA DA SILVA ALVES, NATALIA DIEL LISBOA, JULIA VICENZI CARMINATTI, CAROLINA CRISTINA GONÇALVES