Dados do Trabalho


Título

TENDENCIA TEMPORAL DA INCIDENCIA E DA MORTALIDADE POR DENGUE NO BRASIL NO PERIODO DE 2017A 2021

Fundamentação teórica/Introdução

A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e é objeto de uma grande campanha de saúde pública no Brasil. A Organização Mundial da Saúde estima que milhões de pessoas são infectadas anualmente, e o mosquito se espalha por regiões tropicais e subtropicais desde o século 16. No Brasil, os primeiros relatos de dengue datam do final do século XIX, e hoje o mosquito está presente em todo o país. A doença pode se apresentar de formas benignas ou graves, incluindo a febre hemorrágica da dengue. O quadro epidemiológico tem sido caracterizado por epidemias recorrentes, especialmente em áreas urbanas, com aumento de casos graves. Os sintomas incluem febre alta, dores no corpo e na cabeça, manchas vermelhas na pele e outros sintomas gastrointestinais. A notificação de casos suspeitos é essencial para o controle da doença.

Objetivos

analisar tendência temporal da incidência e letalidade por dengue no Brasil.

Delineamento e Métodos

Foi realizado um estudo observacional do tipo ecológico, retrospectivo, descritivo de tendência temporal de indivíduos residentes no Brasil que foram a óbito pelo vírus da dengue registrados pelo DATASUS, as taxas de mortalidade foram calculadas por taxa bruta.

Resultados

Foi concluído que no período de 2017 a 2021 obtivemos os maiores índices de incidência no sexo feminino, de 271,13/100mil para a região Sudeste 2019, 56,22/100mil para região Nordeste 2019, e região Sul em 2020 com 74,79/100mil, no que se tange a letalidade o sexo masculino foi o mais acometido com média de 0,25% no que tange a faixa etária as mais prevalentes se destacaram 20 e 59 anos.

Conclusões/Considerações Finais

Observou-se que o dengue ainda se faz muito presente em todas as regiões do Brasil, apesar das dificuldades em relação a prevenção do vetor torna-se necessário o aumento de campanhas preventivas e vigilância epidemiológica constante.

Palavras Chave

Dengue; Incidência; Letalidade

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Unisul - Santa Catarina - Brasil

Autores

GUILHERME REGO GOTTARDO, DIORDANA DA SILVA BRANCO, CHAIANA ESMERALDINO MARCON