Dados do Trabalho


Título

METEMOGLOBINEMIA SECUNDARIA AO USO DE DAPSONA - RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

Introdução: A metemoglobinemia (MT) é uma complicação rara na qual a hemoglobina encontra-se oxidada na forma férrica, levando a quadros de hipossaturação e dispnéia. A MT induzida por Dapsona é considerada uma forma rara de hipóxia e taquipnéia, podendo apresentar sintomas como cianose, e achados inespecíficos, dentre eles a cefaleia, fadiga, letargia e irritabilidade.

Objetivos

Objetivos: Descrever um caso de Metemoglobinemia secundária ao uso de Dapsona. Correlacionar com os principais achados na literatura. Proporcionar o conhecimento da patologia bem como a celeridade diagnóstica, com escopo de reduzir a morbimortalidade.

Delineamento e Métodos

Métodos: Relato de caso, estudo observacional descritivo. Submetida a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Análise de prontuários médicos e acesso ao banco de dados de exames laboratoriais e de imagem. Revisão de literatura.

Resultados

Resultados: Paciente de 17 anos, sexo feminino, da entrada no serviço de urgência e emergência com quadro clínico de dispnéia leve há 1 dia, em tratamento para Hanseníase há cerca de 2 meses. Uso contínuo de Rifampicina 600mg/dia, Clofazimina 300mg/dia e Dapsona 100mg/dia. Ao exame físico apresenta hipossaturação 89%, em uso de máscara de oxigênio com reservatório 12 Litros por minuto e dispnéia leve. Durante o internamento foi afastada infecção por Coronavírus-19 e Tromboembolismo pulmonar (TEP), devido D-dímero negativo e não preencher os critérios de Weels para TEP. Tomografia de tórax foi realizada, dentro dos limites da normalidade. Os exames laboratoriais confirmaram hipótese diagnóstica de metemoglobinemia secundária ao uso de Dapsona, com dosagem de metemoglobina de 12,6% (valor de referência até 5% da hemoglobina total), gasometria arterial pH 7,47 PCO2 28 PO2 185 Bicarbonato 28 base excess -2,8 saturação Oxigênio 99,7% e anemia Hemoglobina 11mg/dl. Foi suspenso o uso de Dapsona, e ofertado tratamento clínico de suporte com oxigenioterapia. Houve melhora completa da sintomatologia e da saturação após 3 dias de internamento. Os níveis de metemoglobina reduziram para 2,7%. A paciente seguiu acompanhamento ambulatorial com equipe da dermatologia.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusões: A metemoglobinemia pode ser de difícil suspeição devido seu caráter clínico inespecífico, e com ampla abrangência dentre os diagnósticos diferenciais, que se não tratada pode levar ao óbito. Através de seu reconhecimento rápido, da forma aguda ou crônica, é possibilitada a intervenção adequada evitando assim, piores desfechos.

Palavras Chave

Metemoglobinemia; Dapsona; Dispnéia.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ - Paraná - Brasil

Autores

MAIARA WIESENTAINER, PEDRO GUENA ESPINHA JUNIOR, CAROLINE DRESCH SABADIN