Dados do Trabalho


Título

MIELOPATIA POR DEFICIENCIA DE VITAMINA B12 EM PACIENTE COM PNEUMONIA ADQUIRIDA NA COMUNIDADE, ANEMIA MACROCITICA GRAVE E INSUFICIENCIA RENAL AGUDA DO TIPO POS RENAL POR BEXIGA NEUROGENICA: UM RELATO DE CASO.

Fundamentação teórica/Introdução

A carência de cianocobalamina é comum entre vegetarianos, idosos e aqueles que adotam dieta hipoproteica ou apresentam problemas de absorção gastrointestinal, levando-os a transtornos neurológicos, hematológicos e cardiovasculares e que, se mantida, pode ocasionar manifestações graves, como a mielopatia.

Objetivos

O estudo proporciona uma discussão temática da patologia, enriquecendo a comunidade científica e capacitando médicos quanto à importância do diagnóstico e tratamento precoce.

Delineamento e Métodos

Relato de caso.

Resultados

M.F.T, sexo feminino, 64 anos, admitida no Hospital Santa Isabel, em Ubá-MG, apresentando quadro clínico de pneumonia bacteriana com tomografia computadorizada (TC) de tórax que evidenciou consolidações em bases e derrame pleural bilateral, além de um hemograma que mostrou anemia macrocítica com volume corpuscular médio- 104 fL e hemoglobina (Hb)-7,4 g/dL. A anemia persistiu com piora e, na primeira semana de internação, a Hb caiu para 6, exigindo a transfusão de concentrado de hemácias para estabilização hemodinâmica. Associado a isso, paciente encontrava-se em anasarca, perda ponderal, baixo débito urinário, esvaziamento vesical incompleto e bexigoma. Outra alteração foi uma rápida elevação da creatinina (Cr) e ureia (Ur), sugerindo insuficiência renal aguda (IRA). Ao realizar nova TC de tórax, foram identificadas melhora das consolidações após término do antibiótico, porém persistia o derrame pleural, acompanhado de anasarca e palidez. Diante desses dados, foi cogitado o diagnóstico de mielopatia. Os exames persistiram com níveis baixos de B12, anemia macrocítica e à ectoscopia- descorada 3/4+, língua despapilada e perda ponderal. Antes de prosseguir com biópsia de medula, foram realizadas ressonância magnética de coluna, tórax e abdome. Os resultados apontaram para um bexigoma, sem evidências de alterações medulares e neoplásicas. Portanto, o diagnóstico de mielopatia com IRA pós renal foi confirmado. Iniciado reposição de B12, além de sonda vesical de demora. Com 30 dias de tratamento, apresentou melhora da anemia, com os níveis de Hb voltando próximos ao normal, e resolução da anasarca e IRA.

Conclusões/Considerações Finais

Este caso ressalta a importância de considerar a carência da B12 como um fator desencadeante não só de anemia macrocítica, mas de outras alterações sistêmicas. A intervenção com a reposição adequada dessa vitamina foi fundamental para a melhora da saúde da paciente.

Palavras Chave

vitamina b12; mielopatia; bexiga neurogenica

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital da Providência de Apucarana - Paraná - Brasil, Hospital Santa Isabel - Minas Gerais - Brasil

Autores

BRAIAN RODRIGUES CAMPOS, SHIMENE WILLY FERRARI, MATHEUS FERIX MUSSI DOS REIS, PATRICIA SILVEIRA SARTORI, BRUNO FARNETANO