Dados do Trabalho


Título

ANEMIA E ACOMETIMENTO PULMONAR, COM PADRAO DE PNEUMOPATIA INTERSTICIAL USUAL, COMO APRESENTAÇAO INICIAL DE ARTRITE REUMATORIDE.

Fundamentação teórica/Introdução

A artrite reumatoide (AR), doença autoimune sistêmica inflamatória crônica, afeta aproximadamente 1% da população adulta mundial, e cursa com inflamação da sinóvia de múltiplas articulações, entretanto, pode apresentar uma série de manifestações extra-articulares, que podem preceder o surgimento das manifestações articulares.

Objetivos

Demonstrar um caso de diagnóstico de AR com apresentação inicial sem acometimento articular, de modo a facilitar o rápido reconhecimento e permitir um tratamento eficaz e direcionado aos sintomas.

Delineamento e Métodos

Estudo do tipo relato de caso.

Resultados

Sexo feminino, 69 anos, negra, sem comorbidades, com queixa de dispneia moderada e cansaço progressivos, há 4 meses, associados à perda ponderal de 10 kg e tosse seca, iniciados há um ano. Durante o período, apresentou diagnóstico de anemia em outra unidade hospitalar, e realização de múltiplas hemotransfusões. À admissão, apresentava dispneia aos pequenos esforços e estertores em velcro nas bases pulmonares, sem queixas álgicas. Aos exames laboratoriais, não apresentava alterações hematológicas, as provas inflamatórias eram elevadas, anticorpo antipeptídeo citrulinado reagente (340), fator reumatóide reagente (100), demais autoanticorpos e sorologias virais negativos. A tomografia de tórax demonstrava espessamento de septos inter e intralobulares, áreas de vidro fosco, bronquiectasias e faveolamento, alterações sugestivas de pneumonia intersticial usual (PIU). À espirometria, foi diagnosticado distúrbio restritivo de grau acentuado. Realizada broncoscopia com lavado broncoalveolar e punção de linfonodo subcarinal, sem alterações específicas. Ainda que sintomas articulares fossem inexpressivos, a paciente foi caracterizada como sendo portadora de autoimunidade, provavelmente relacionada AR, devido à pontuação de 5 nos critérios classificatórios do American College of Rheumatology / European League Against Rheumatism (ACR-EULAR), somado a uma radiografia de pé com sinais leves de erosão, sendo instituída terapia com corticoide sistêmico.

Conclusões/Considerações Finais

A AR apresenta amplo espectro de manifestações extra-articulares, e a doença pulmonar intersticial é a manifestação pulmonar mais comum, tendo como tipos histopatológicos mais prevalentes a PIU e a pneumonia intersticial inespecífica. Entretanto, essas manifestações associam-se a um pior do prognóstico, com redução da sobrevida, de modo que reconhecê-las precocemente é fundamental.

Palavras Chave

Artrite Reumatóide, Pneumopatia intersticial.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

ANA LUIZA COPELLO, LARISSA PARADA LEITE, GABRIELLA PINHEIRO BRAMILI, MARCELLA APARECIDA CARVALHO GARCES, BERNARDO VELLOSO BAMBIRRA