Dados do Trabalho


Título

Otite média crônica tuberculosa: um relato de caso

Fundamentação teórica/Introdução

A otite média tuberculosa é uma forma rara de apresentação extrapulmonar da tuberculose, possui sinais e sintomas variáveis, semelhantes a otite média não tuberculosa, o que pode atrasar o diagnóstico.

Objetivos

Apresentar um caso raro de otite média crônica granulomatosa tuberculoide.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo de relato de caso.

Resultados

I.T.B., feminina, 39 anos, HIV negativo, com queixa de otalgia e otorreia à direita de longo prazo, sem melhora com tratamento clínico, em acompanhamento com otorrinolaringologista. Realizou timpanotomia exploratória à direita para avaliação do caso, evoluindo com piora sintomática e fistulização da incisão retroauricular para a mastóide, sendo necessário realizar mastoidectomia radical. Após 5 dias do procedimento cirúrgico, seguiu com piora da otalgia, sendo solicitado apoio da equipe de infectologia para esclarecer o caso. Fez uso de piperacilina sódica + tazobactam sódico, clindamicina e fluconazol apenas com melhora parcial da otalgia. Seguidos 10 dias, as culturas da secreção da fístula apresentaram resultado negativo para streptococcus beta hemolítico, culturas geral e para anaeróbios, além de exame micológico direto negativo para fungos e pesquisa de bacilos álcool-ácido resistentes (BAAR) em secreção de fístula também negativa. Após 21 dias da mastoidectomia radical, o resultado do anatomopatológico com pesquisa de BAAR e fungos apresentou aspecto compatível com otite média crônica granulomatosa tuberculoide, com baciloscopia positiva e compatível com tuberculose. Iniciado tratamento com rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol, com duração de um ano devido ao acometimento ósseo da infecção com remissão da otite. Paciente realizou enxerto de pele e apresentou em três meses melhora completa da fistulização.

Conclusões/Considerações Finais

É necessário a suspeita de otite média tuberculosa em casos de otite média crônica não responsivas aos tratamentos comumente usados na prática clínica. Nesse caso, o diagnóstico foi confirmado com a identificação do Mycobacterium tuberculosis apenas no anatomopatológico com pesquisa de BAAR e tratado com antibioticoterapia para tuberculose, com melhora.

Palavras Chave

Otite média crônica tuberculosa, tuberculose extrapulmonar, Mycobacterium tuberculosis, fistula retroauricular.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

LETICIA MARTINS DA SILVA, ANA LUISA SCHMIDT FERREIRA, MÔNICA ANSELMO JUNKES ANTERO, FILIPE TRENTO BURIGO