Dados do Trabalho


Título

SINDROME DE OGILVIE COMO MANIFESTAÇAO INICIAL DA MIASTENIA GRAVIS - RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A pseudo-obstrução colônica aguda (POCA) ou síndrome de Ogilvie é um distúrbio de motilidade do cólon que simula características clínicas e radiológicas de obstrução intestinal (BO), mas sem qualquer causa mecânica.

Objetivos

Apresentar um relato de caso de um paciente com miastenia gravis em que a manifestação inicial da doença foi a POCA e fazer com que o clínico aumente seu campo de diagnósticos diferenciais diante dessa clínica.

Delineamento e Métodos

Paciente que esteve internado no Hospital e Maternidade São José de Conselheiro Lafaiete –MG. Foram realizadas a coleta da anamnese, o exame físico e os exames complementares. O relato do caso está sendo feito pela equipe de clínica médica e teve autorização do paciente para publicação.

Resultados

Homem de 29 anos, trabalhador rural, sem comorbidades prévias com história clínica de ter procurado o pronto atendimento devido a quadro de início insidioso de saciedade precoce, desconforto abdominal em região epigástrica, fraqueza generalizada, constipação
intestinal e perda de peso. Ao exame mostrava-se em regular estado geral, com fácies de dor, discreta ptose, taquipneia, emagrecido, presença de distensão abdominal e redução dos ruídos hidroaéreos. Não apresentava alterações neurológicas focais. Exames laboratoriais de rotina não revelaram alterações e a radiografia do abdômen identificou a presença de importante distensão de alças intestinais. Foi realizado o teste terapêutico com neostigmina endovenosa com grande resposta da função intestinal e do desconforto gástrico. Paciente evoluiu com crise miastênica sendo necessária a intubação orotraqueal e administração de imunoglobulina humana e corticoterapia. Iniciada o Mestinon com boa evolução do quadro. A eletroneuromiografia evidenciou o padrão decremental através da estimulação repetitiva típica da miastenia gravis.

Conclusões/Considerações Finais

A miastenia gravis é uma doença autoimune causada por autoanticorpos contra o receptor nicotínico de acetilcolina na membrana pós-sináptica na junção neuromuscular e caracterizada por fraqueza e fatigabilidade dos músculos voluntários. Tem um pico de incidência bimodal com primeiro pico na terceira década e o segundo pico na sexta década. A POCA como manifestação inicial da miastenia é rara, mas deve ser pensada no diagnóstico diferencial evitando assim procedimentos cirúrgicos desnecessários.

Palavras Chave

Pseudo -obstrução do cólon; miastenia gravis; doenças autoimunes.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

ANA CECILIA FONSECA PIRES, ANA CLARA RIBEIRO ARAUJO PAIVA, LETICIA MARIA DA SILVA ALMEIDA, LEONARDO DE ALMEIDA OLIVEIRA, IGOR DE ASSIS FRANCO