Dados do Trabalho


Título

POLIMIOSITE ASSOCIADA ESCLERODERMIA EM FORMA SISTEMICA: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A polimiosite e a esclerodermia são doenças do tecido conjuntivo com manifestação clínicas distintas, a primeira cursa com fraqueza muscular insidiosa sem manifestações cutâneas e a segunda com lesões atróficas em pele e inflamação de capilares, contudo possuem elevada associação e em comum, o tratamento com pulsoterapia e corticosteroides

Objetivos

Este trabalho visa ilustrar a propensão da polimiosite em evoluir para outras doenças difusas do tecido conjuntivo, como esclerodermia.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um relato de caso, retrospectivo e observacional.

Resultados

Paciente do sexo feminino, 36 anos, encaminhada ao centro de referência com diagnóstico de polimiosite há 3 meses, apresenta fraqueza muscular simétrica em membros inferiores proximais, síndrome de Reynaud com cianose de extremidades, pele espessa sem sinal de prega, disfagia, rouquidão e dispneia que piora a noite, realizada pulsoterapia por 3 dias e manutenção com azatioprina e prednisona. Nega comorbidades, tabagismo e etilismo. Apresentou no laboratório de admissão, DHL: 525, CPK: 566, Potássio: 4,8, FAN: 1/320 padrão nucleolar, aldolase 19, anticentrômero e anti-JO foram não reagentes, antiM2 e anti-SCL70 negativos. Os exames complementares mostraram disfagia orofaríngea neurogênica severa, fenda vocal com pouca energia, a biópsia de pele mostrou fibrose dérmica com atrofia de anexos e perda de coxim adiposo e na eletroneuromiografia apresentou potenciais polifásicos de baixa amplituda, função cardíaca preservada no ecocardiograma e eletrocardiograma. O desfecho foi alta hospitalar com orientações para manejo domiciliar de gastrostomia e retorno em 15 dias para acompanhamento com reumatologista.

Conclusões/Considerações Finais

Compreende-se, portanto, a necessidade da investigação clínica completa nas doenças do tecido conjuntivo para delimitação de acometimento da doença e identificar outra coexistente durante todo o quadro clínico.

Palavras Chave

Doenças da Pele e do Tecido Conjuntivo; Polimiosite; Esclerose Sistêmica.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Dr. Carlos Macieira - Maranhão - Brasil

Autores

AMANDA CARVALHO E BARBALHO NAVA, LEOPOLDO NAVA RAPOSO, JORDÃO CARVALHO BARBALHO, AMANDA HENRIQUE SANTANA, ALANNA GOMES DOMINICI