Dados do Trabalho


Título

ABORDAGEM SOBRE PRIMEIROS AUXILIOS PARA PROFESSORES E ALUNOS EM UMA ESCOLA DO MEIO OESTE CATARINENSE

Fundamentação teórica/Introdução

Acidente é um episódio não intencional que pode causar lesões, entretanto podem ser evitáveis em qualquer âmbito, seja ele escolar ou em outros ambientes sociais. Noções de Primeiros Socorros são procedimentos e cuidados de urgência, prestados de início a uma pessoa ou vítima, sendo estes cuidados capazes de salvar vidas e evitar que condições mais graves ocorram.Os acidentes que acometem crianças e adolescentes são uma preocupação importante de saúde pública devido ao alto índice de incidência e consequências. Eles representam um destaque nas estatísticas relacionadas à morbimortalidade no país e no mundo.Por este motivo, é fundamental que sejam desenvolvidas pesquisas e práticas para a aplicação de ações educativas que visem à prevenção desses acidentes. É importante que sejam realizadas campanhas de conscientização junto aos pais, escolas e comunidades em geral, enfatizando a importância de medidas preventivas e orientando sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar acidentes.

Objetivos

Ensinar a escolares e educadores a identificarem e efetuarem corretamente manobras de salvamento.

Delineamento e Métodos

Estudo de caráter qualitativo com objetivo de realizar orientações e implementar conhecimento em relação aos primeiros socorros, bem como a execução de manobras específicas frente a situações de urgência e emergência, para professores e alunos entre 7 a 12 anos vinculados à uma escola do meio oeste catarinense, através de palestras lúdicas.

Resultados

Foi possível observar o despreparo e a preocupação de professores, onde muitas vezes sentem que possuem um insuficiente conhecimento para agir em uma situação de perigo, por serem responsáveis pelas crianças em seu período de estadia na escola. Os resultados obtidos foram favoráveis, cumprindo com o objetivo de instruir professores e alunos vinculados a tal instituição de ensino.

Conclusões/Considerações Finais

Quando relacionamos o tema primeiros socorros nas escolas com o conceito de educação popular em saúde, fica claro que essa ideia libertadora de ensino pode contribuir para o aumento do conhecimento geral que os professores disseminam todos os dias e estimular que práticas intervencionistas promovam a saúde no ambiente escolar e fora dele. Devido a tamanha incidência de acidentes com escolares e percepção sobre o despreparo dos educadores, se torna pertinente que a educação e práticas continuadas em primeiros auxílios devem ser implementadas na grade curricular tanto dos educadores quanto dos educandos, tornando o ambiente escolar mais seguro.

Palavras Chave

Ambiente escolar. Primeiros socorros. Prevenção.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

REIVLE DEUCHER NUNES, DAIANA CAIDE LOPES BRANDENBURG, FABIANA CORRÊA NOGUEIRA LATRÔNICO, MARCIO GRISS RAMOS, ANA ISA OLIVEIRA AZEVEDO