Dados do Trabalho


Título

NECROLISE EPIDERMICA TOXICA (NET) E O USO DA CICLOSPORINA COMO TRATAMENTO ADJUVANTE: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A Necrólise Epidérmica Tóxica (NET) é uma reação mucocutânea rara e grave, geralmente fármaco-induzida, com envolvimento superior a 30% da superfície corpórea. O emprego de imunossupressores é controverso na literatura, mas a ciclosporina tem se mostrado um adjuvante promissor com possível impacto na redução da mortalidade.

Objetivos

Relatar um caso de NET secundária ao uso de Lamotrigina e ao uso de ciclosporina em fase precoce como tratamento adjuvante da NET.

Delineamento e Métodos

Relato de caso a partir de prontuário médico e revisão da literatura - MEDLINE; LILACS; SciELO.

Resultados

Mulher, 24 anos, acometida por transtorno de personalidade borderline, apresentou um mês após a introdução de lamotrigina e divalproato de sódio, quadro gripal caracterizado por cefaleia, dor retro-orbitária, mialgia e secreção nasal hialina. Em dois dias evoluiu com exantema eritemato-pruriginoso em tronco, mucosite oral e febre. Em uma primeira passagem pelo pronto-atendimento, recebeu alta após administração de penicilina G benzatina. Em virtude da persistência do quadro, com odinofagia intensa e progressão do exantema, foi admitida em enfermaria onde após a retirada dos adesivos eletrodos do eletrocardiograma, foi evidenciado o sinal de Nikolsky em tórax anterior (imagem 1). Definida a NET (SCORTEN: 1 PONTO e ALDEN: 6 PONTOS para a lamotrigina), os fármacos potencialmente implicados foram suspensos e associada a ciclosporina. A partir do 3° dia, notou-se melhora significativa da mucosite e exantema, viabilizando alta hospitalar. No retorno ambulatorial, com três semanas, o quadro mucocutâneo encontrava-se plenamente resolvido. A biópsia cutânea corroborou com o diagnóstico clínico.

Conclusões/Considerações Finais

O diagnóstico da NET é clínico, reforçado ao se afastar diagnósticos diferenciais pela anatomia patológica. O tratamento depende do diagnóstico precoce e da suspensão imediata do medicamento agressor. A terapia imunomoduladora pode ser útil se instituída precocemente, no entanto, em decorrência da sua raridade, não há evidências suficientes e protocolos estabelecidos em relação ao uso dessas terapias adjuvantes. Nesse cenário, a ciclosporina é uma das drogas que possui evidências mais robustas em relação ao seu perfil de segurança e efetividade. O mecanismo de ação baseia-se na inibição da ativação das células NK e T citotóxicas, bem como na redução da liberação de citocinas. Logo, a sua utilização na fase aguda da NET pode interromper a sua progressão em razão da rápida reepitelização, reduzindo a mortalidade.

Palavras Chave

NET; CICLOSPORINA;

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Minas Gerais - Brasil

Autores

LUISA SILVA DE MORAES SOUZA, MATEUS VALLE DE MELO POSSA, GABRIEL BRANDÃO DE GIACOMO MENDES BARROS, GUSTAVO GUIMARÃES MOREIRA BALBI, LEANDRO LIMA DA SILVA